1 de junho de 2019

Tempo de Leitura: 2 minutos

Para muitos pais, receber o diagnóstico de autismo ainda carrega diversas incertezas, principalmente porque muitos nem sequer compreendem o que ter um filho no espectro significa. A partir daí, surgem as dúvidas quanto ao tratamento e, principalmente, medicações que podem ser usadas.

Assim como cada autista é diferente um do outro, o tratamento e a medicação que cada indivíduo vai receber também são. Segundo o neurocientista Alysson Muotri, que estuda o cérebro e faz pesquisas na Universidade da Califórnia envolvendo pessoas no espectro autista, não existe um medicamento desenvolvido especialmente para o tratamento do autismo. Aqueles receitados por médicos servem, na realidade, para agir nas comorbidades, ou seja, em outras condições associadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Publicidade
ExpoTEA

“Os remédios atuais foram re-colocados para o autismo, pois foram inicialmente designados para outras doenças. Esses remédios servem para controlar comorbidades do transtorno, como agressividade, ansiedade, concentração etc.”, explicou Muotri.

Os medicamentos

A Risperidona, por exemplo, é um medicamento indicado para o tratamento de psicoses como a esquizofrenia, mas prescrito por alguns médicos para pacientes com autismo. No entanto, de acordo com Muotri, a decisão de utilizar ou não este ou outros remédios é tomada em conjunto com a família.

Esses remédios só podem ser receitados pelo médico que acompanha o autista. A decisão de usar, ou não, é feita com a família. Por exemplo, recomenda-se o uso quando a comorbidade pode colocar em risco a vida do autista ou dos que estão ao seu redor”, esclarece Muotri.

A Risperidona é o medicamento mais utilizado por pessoas com autismo e muitos preferem solução oral ao invés de comprimidos, principalmente para crianças, pela dificuldade em tomar a medicação e pela possibilidade de misturá-la em outro líquido, facilitando a ingestão.

Outras soluções, como Zoloft e Prozac são indicadas para casos de autistas que sofrem de ansiedade ou depressão, já a Ritalina é comum para reduzir os efeitos do déficit de atenção e controlar possíveis variações de humor e, por último, a Melatonina, é indicada para autistas com problemas de sono. Além disso, existem outros remédios prescritos para pacientes com epilepsia e convulsões que ajudam a controlar os efeitos dos espasmos.

Os cuidados

Assim como em qualquer outro tratamento, é necessário que a família e o profissional que acompanha o paciente tomem alguns cuidados antes e durante a medicação. O primeiro deles é entender como aquele remédio funciona no organismo e quais são seus principais efeitos colaterais.

Resumindo, antes de qualquer tentativa, é dever da família buscar o máximo de informação possível com o médico. É necessário, também, realizar exames frequentes, cujo tempo de retorno depende do medicamento.

“Em alguns casos, é preciso acompanhar os níveis da droga no corpo para evitar efeitos colaterais, ou monitorar o funcionamento do fígado. É preciso tempo, administração correta e orientação médica especializada para saber se o medicamento está funcionando ou não”, conclui Muotri.

Farmacogenômica

Com o avanço do conhecimento científico já é possível achar variantes genéticas relacionadas a medicamentos e saber sua relação com a eficácia e possíveis efeitos colaterais, a farmacogenômica.  A cientista Graciela Pignatari, da Tismoo, único laboratório no Brasil que faz esse tipo de análise especializada em autismo, explica: “A farmacogenômica é um dos pilares da medicina personalizada e tem como objetivo prever a resposta, ou a probabilidade de efeitos adversos, para otimizar as decisões clínicas que abordam o risco-benefício de um medicamento para cada pessoa”.

COMPARTILHAR:

Jornalista, autora do livro "Singulares - Um olhar sobre o autismo" e documentário homônimo e líder de comunidade na Genial Care.

MMS cura autismo?

Uso de materiais estruturados na odontologia

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)