19 de março de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

No domingo 07.abr.2024, o Parque das Bicicletas, localizado na zona sul de São Paulo (SP), será palco da 5ª Caminhada pelo Autismo, evento anual pela conscientização e inclusão de pessoas com transtorno do espectro do autismo (TEA). Organizada pelas associações Centro Lumi, Associação Inspirare e TEApoio, com apoio das Secretaria Municipal e Estadual da PcD, o evento tem como objetivo não apenas reunir a população em um ato de solidariedade, mas também proporcionar um momento de laser e confraternização para autistas e suas famílias.

Este ano, a expectativa é de que a caminhada supere o sucesso do evento de 2023, que contou com a presença, no Memorial da América Latina, de pelo menos 8 mil pessoas — segundo informações da Prefeitura de São Paulo. O tema desta edição, que segue a campanha nacional para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, “valorize as capacidades e respeite os limites”, reflete o compromisso dos organizadores em promover o reconhecimento das habilidades das pessoas autistas e a importância do respeito às suas particularidades.

Publicidade
Matraquinha

A agenda do dia promete atividades inclusivas e interativas, começando com a abertura dos portões às 13 horas. As atrações são pensadas para entreter e engajar todos os presentes, iniciando com um show do Mundo Bita (às 14 horas), depois haverá um show musical dos Demônios da Garoa (às 16 horas) e, por fim, a caminhada (às 17 horas).

“Para nós, é muito importante que as pessoas abracem essa causa e compareçam neste evento, o qual já esperamos uma proporção igual ou maior que a do ano passado. Para essa edição, também abrangemos o tema nacional do Autismo deste ano, que é “valorize as capacidades e respeite os limites”, afirma Simone Alli Chair, da Inspirare.

Não precisa se inscrever

A participação na Caminhada pelo Autismo é gratuita e aberta a todos, sem necessidade de inscrição prévia. Os organizadores encorajam os participantes a vestir a camiseta do evento, disponível para venda no site oficial, como uma forma de manifestar apoio à causa. O evento conta com o respaldo de várias instituições e empresas, demonstrando um esforço coletivo e a colaboração de diferentes setores da sociedade para a promoção da inclusão e do bem-estar da comunidade autista.

Iniciativas como a Caminhada pelo Autismo são fundamentais para sensibilizar a sociedade sobre o TEA, contribuindo para um mundo mais inclusivo. O evento não só celebra as conquistas e avanços na compreensão e apoio ao autismo, mas também destaca a importância da participação comunitária na construção de um ambiente acolhedor e igualitário para todos. Para mais detalhes sobre a caminhada e como participar, acesse o site do evento: caminhadadoautismo.org.

O evento conta com o apoio da Revista Autismo, da Secretaria Municipal da PcD, Secretaria Estadual da PcD, Sabesp e Associação Sabesp, Instituto Singular (Mayra Gaiato), Speech Fono, Centro Psiquiátrico Interdisciplinar (CENP), Specialisterne, Abrapraxia. É patrocinado pelo TEAR, Grupo Gradual, Formare e Ache.

Serviço

Evento: Caminhada pelo Autismo
Horário: 13h00 às 17h00
Valor: gratuito
Inscrição: não é necessário
Local: Parque das Bicicletas, Alameda Iraé, 35 – Moema — São Paulo (SP)
Mapa: https://maps.app.goo.gl/hE2wfDnMDCKENhhp7

Site: caminhadadoautismo.org
Instagram: @caminhadapeloautismo

 

CONTEÚDO EXTRA

 

[Atualizado em 22.mar.2024, às 14h33 com o novo horário da caminhada, 17h00]

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Araxá recebe evento sobre autismo

Regulamentação da profissão de musicoterapeuta é aprovada no Senado

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)