4 de abril de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Em um filme de 3 minutos, Diego Lomac registrou o evento do ​​Dia Mundial de Conscientização do Autismo em São Paulo (SP), que neste ano, trocou a Av. Paulista pelo Memorial da América Latina, e teve um público de pelo menos 8 mil pessoas — segundo informações da Prefeitura de São Paulo.

O minidocumentário mostra a caminhada, com imagens também dos anos anteriores e a reflexão sobre a pausa por conta da pandemia de Covid-19, em que tantos morreram, entre eles, autistas, pais, mães e familiares de autistas, dentre tantas perdas de pessoas importantes para a causa.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Com texto de Marcia Francisca Lombo Machado, que também fez a narração ao lado de Yuri Cortez, o vídeo retrata uma perspectiva importante do cenário do ativismo e das ações do 2 de abril. A realização foi do videomaker Diego Lomac, irmão do Rafael, um rapaz autista de 26 anos.

“Depois do hiato da pandemia, parece fazer sentido essa retrospectiva do tanto que conseguimos em visibilidade e atenção a partir das caminhadas. Isso numa época em que pouquíssimas pessoas tinham noção do que era o autismo. Avaliar esses marcos históricos da nossa luta nos recompõe e redireciona o foco para o que está além da celebração: para a continuidade do trabalho de concretização dos direitos na vida de cada autista e de cada família, em serviços públicos e acessíveis a todos, porque a precariedade ainda é a regra, infelizmente”, argumentou Marcia, mãe do jovem autista Rafael.

Vídeo

Assista ao vídeo a seguir.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Shopping em Belo Horizonte lança série de vídeos sobre o autismo

Caminhadas marcaram o Dia Mundial do Autismo por todo o país

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)