4 de abril de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

As tradicionais caminhadas pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo marcaram o 2 de abril deste ano (2023). Em diversas cidades Brasil afora, autistas, famílias, profissionais e amigos da causa saíram às ruas em busca de visibilidade para as demandas dos autistas e de todo esse ecossistema, levando uma mensagem de conscientização e aceitação à sociedade. O tema, “Mais informação, menos preconceito”, foi a palavra de ordem nos eventos. Vale destacar a ausência de caminhadas em 2020, 2021 e 2022 por conta da pandemia de Covid-19.

São Paulo (SP), neste ano, trocou a Av. Paulista pelo Memorial da América Latina, onde pelo menos 8 mil pessoas se reuniram neste domingo — segundo informações da Prefeitura de São Paulo. A caminhada, organizada pelo Centro Lumi, Associação Inspirare e grupo TEApoio, com a troca do local, perdeu muito em visibilidade, mas ganhou em conforto e segurança para a famílias que passaram a tarde no Memorial com diversas atrações, como os shows da Galinha Pintadinha, Simoninha e Banda Osso. Assista ao nosso minidocumentário, no final deste texto, e veja também a reportagem do Bom dia SP, na Globo.

Publicidade
ExpoTEA

Ativista pela causa do autismo desde 2008, Milena Carneiro Silva falou sobre a importância da data: “O 2 de abril já me ensinou muita coisa nesses anos todos. Mas, principalmente, aprendi a conscientizar para sensibilizar, informar, aceitar, abraçar, amar, mudar, mobilizar e militar pela causa. E, sim, conscientizar sempre! Todos os dias”, enfatizou Milena, que é mãe de Yasmin, uma jovem autista, de 17 anos.

Rio e Porto Alegre

No Rio de Janeiro (RJ), houve très caminhadas, uma no sábado — no bairro Campo Grande —, e duas no domingo de manhã — nas praias do Leblon e Copacabana. Muita gente compareceu aos eventos do Rio, que também ofereceram diversas atrações e serviços ao público presente. Autistas e suas famílias puderam aproveitar o dia com muitas atividades inclusivas e informativas  — veja reportagem do Bom Dia RJ, na Globo.

“Estamos aumentando a visibilidade do autismo no estado. Houve várias ações e vimos que existe uma sensibilização maior do que vimos em anos anteriores. Na cidade do Rio, há uma multiplicação de ações pelo autismo no município como um todo, o que é muito positivo para a causa”, avaliou Diana Negrão Cavalcanti, mãe de autista, vice-presidente da Associação Caminho Azul e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), uma das organizadoras do evento no Leblon.

Em Porto Alegre (RS) o evento aconteceu no Parque Farroupilha, mais conhecido como “Parque da Redenção”, que estava lotado, com diversos autistas, famílias, além de muitos grupos e associações ligadas à causa e equipes dos governos municipal e estadual. Segundo a organização, foi o maior público já presente para um evento do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “Particpamos deste evento, aproveitando sua magnitude, a fim de contribuirmos para a sociedade como um todo avançar, para que as pessoas possam conhecer o autismo e suas nuances. Não é porque é autismo que são todos do mesmo jeito”, disse Fernanda Barreto Mielke, coordenadora da equipe técnica do TEAcolhe, programa do governo estadual do Rio Grande do Sul, presente no evento.

Outras capitais e diversas cidades no país também fizeram suas caminhadas e eventos pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo e ainda haverá muitos eventos durante o restante do mês de abril. Há uma lista de cidades e datas nesta página.

Vídeo

Assista ao minidocumentário sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na capital paulista a seguir.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Minidocumentário mostra a caminhada do 2 de abril em SP

YouTube Brasil divulga lista de youtubers autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)