29 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Hoje foi lançado o cartaz oficial da campanha nacional de 2024 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (celebrado todo 2 de abril). O tema deste ano é “Valorize as capacidades e respeite os limites!”(com a hashtag #AutismoValorizeCapacidades). Peixes ilustram o cartaz, que faz uma alusão a valorizar os potenciais de cada pessoa sem deixar de observar seus limites. Não se pode julgar um peixe pela sua habilidade em subir em árvores!

O cartaz pode ser usado por todas as pessoas, gratuitamente, e está disponível no site CanalAutismo.com.br/DiaMundial (basta clicar em ACESSAR MATERIAL), em arquivos PDF e JPEG. Para quem não quiser usar o logo da Revista Autismo, também tem versão sem o logo, pois o objetivo é que todos possam disseminar o tema da campanha e fazermos uma conscientização em massa por todo o país, como tem sido anualmente, desde 2019.

Publicidade
ExpoTEA

Arte

A arte do cartaz deste ano ficou por conta do designer e artista plástico Alexandre Beraldo, que ilustrou também a capa da Revista Autismo deste trimestre (mar/abr/mai.2024), a edição número 24, que traz como destaque uma reportagem sobre o tema da campanha e casos de autistas que foram (e são) subestimados em relação a suas capacidades.

Muitos perguntaram sobre o significado dos peixes que ilustram a campanha. A ideia é lembrar que muitos autistas têm capacidades que são ignoradas ou, pior, presumidos como pouco capazes (ou até incapazes) por puro capacitismo. Porém, ninguém é capaz de tudo! Não se pode avaliar a capacidade de um peixe se o critério for subir em árvore, apesar de termos peixes que quase “voam” e que têm habilidades especiais, exceções. A regra, porém, é o peixe ser bom em nadar. Que o peixe seja avaliado por sua habilidade de nadar e que seja respeitado seu limite fora d’água.

Mais materiais devem ser desenvolvidos, como arte para quem quiser fazer sua camiseta da campanha e para panfletos, por exemplo. Tudo estará no site.

 Cartaz de 2024 chama atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — Canal Autismo / Revista Autismo

Cartaz da campanha nacional de 2024 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Campanha de familiares de autistas contra bullying é promovida online

Revista Autismo número 24 — Índice

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)