20 de março de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei (PL) 6.379/2019 em 19.mar.2024, que regulamenta a profissão de musicoterapeuta. O próximo passo é a sanção presidencial.

Segundo a Agência Senado, como a proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei será encaminhado para a sanção da Presidência da República. No parecer aprovado anteriormente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), esclareceu que o projeto lista como atividades privativas desses profissionais: realizar avaliações musicoterapêuticas, estabelecer o plano de tratamento e aplicar técnicas e métodos musicoterapêuticos.

Publicidade
ExpoTEA

A União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM) foi a organização responsável pela movimentação política para a regulamentação da profissão, entendendo que os profissionais dessa área merecem o reconhecimento de sua prática profissional, pois já é um campo próprio da ciência e já existe graduação.

Cabe destacar que a musicoterapia já era uma prática integrativa reconhecida pelo sistema único de saúde (SUS) e que passou a fazer parte do rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passou a ter sua cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir de de 2024, para os tratamentos de pessoas autistas.

COMPARTILHAR:

Advogado, educador, professor e ativista. Mestrando em Direito, LLM em direito corporativo, pós graduação em direito do consumidor, civil e processo. Fundador da LigaTEA – Advogados que Defendem Autistas. Licenciatura em letras-português, consultor educacional, pós graduação em docência e metodologia da pesquisa científica, pós graduação em informática educativa, pós graduação em neuroeducação e pós-graduando em análise comportamental aplicada ao autismo. Pai do Benjamin (autista 9 anos).

Caminhada pelo Dia Mundial do Autismo em SP será dia 7.abril, em Moema

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)