6 de agosto de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou na última sexta-feira (5) o seu 218º episódio, chamado “Autistas da Região Norte”. O conteúdo traz três pessoas diagnosticadas com autismo da região norte, dos estados do Pará, Rondônia e Acre, para relatar suas experiências com o autismo.

Bruna Pazdiora e Rauana Batalha são professoras universitárias e Sandersom Fávero é técnico do IBGE, e os três receberam o diagnóstico tardiamente. Eles foram questionados pelo tocantinense Luca Nolasco e a amapaense Carol Cardoso, que apresentaram o episódio, sobre a dificuldade em ter o acesso ao diagnóstico.

Publicidade
Matraquinha

“A maioria das famílias aqui não tem acesso mesmo pra crianças. Temos sim ainda alguns profissionais disponíveis, mas somente na rede privada. E aquelas famílias que não tem condições nem mesmo de comprar leite pras crianças, fralda, coisas básicas. E hoje nós temos grupo aí de 168 mães aqui só do nosso município e que 80% das crianças estão dentro do espectro, além de outras síndromes raras e transtornos de neurodesenvolvimento”, disse Bruna sobre o estado de Rondônia.

Já Rauana Batalha afirmou que estudantes autistas da Universidade Federal do Acre (Ufac) costumam também ter vários problemas no acesso a profissionais. “Vejo que os psiquiatras… meu amado, é difícil demais. Eles não querem acreditar, sabe? Parece que você tem que tentar o suicídio, tem que chegar lá rasgado, rasgando dinheiro pra eles acreditarem”, disse.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Eu Digo X: ‘Vamos falar do preconceito?’

É preciso enxergar ‘além do autismo’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)