3 de setembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou na última sexta-feira (2) o seu 222º episódio, chamado “Autistas da Região Sul”. O conteúdo traz três pessoas diagnosticadas com autismo da região sul, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para relatar suas experiências com o autismo.

Lili, que é autista e podcaster do programa Lógica Autista, recebeu o diagnóstico na vida adulta e prefere climas quentes. “E eu acho que eu dei muito azar em nascer no Rio Grande do Sul. É um frio, assim, que gela por dentro, então não adianta colocar casaco, colocar roupa, não adianta, não funciona”, disse ela. Já o professor Rodrigo Diesel, natural de Santa Catarina e residente no Paraná, prefere o frio. “Eu tenho uma sensibilidade maior ao calor, ao contrário. Acho que o verão é muito difícil pra mim, porque além do calor, eu não consigo dormir direito. Eu tenho problemas com barulhos e tudo mais. Então, eu tenho que ligar o ventilador pra conseguir lidar com o calor, mas daí o barulho do ventilador é muito irritante e enfim, eu tenho dificuldades pra dormir assim desde criança”, Rodrigo destacou.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Já em relação ao acesso ao diagnóstico e o ato de se assumir publicamente autista, o cartunista Rodrigo Tramonte, que é de Florianópolis, disse que há muito a avançar. “Aqui tem mais escolas inclusivas, mais profissionais da área da saúde que deixam evidente que são especializados na área do autismo. Só que infelizmente a maioria desses profissionais só atende particular. Eu tive o meu laudo médico com psiquiatra particular que cobrava 500 reais a consulta, por exemplo. Aqui tem uma rede pública forte. Só que nessa área da rede pública mesmo ainda faltam especialistas em autismo”, afirmou.

Tiago Abreu, que é um dos integrantes do Introvertendo, comentou sobre a iniciativa do podcast em produzir uma série sobre autistas e regiões do Brasil. “Sempre tínhamos essa intenção de relacionar o autismo com as questões do nosso país, e acho que conseguimos. Em cada episódio de cada região, fizemos essas conexões e acredito que muitas pessoas se identificaram. Claro, não conseguimos abordar todos os estados, mas fizemos alguns bons recortes”, defendeu.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Projeto propõe validade indeterminada para laudo de autismo em nível nacional

Pessoas com TEA são melhores na leitura de emoções em cartoons

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)