22 de outubro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Tiago Abreu, jornalista e fundador do podcast Introvertendo, criticou a criação de leis que visam criar vagas de estacionamento exclusivas para autistas. A fala se deu no episódio “O autismo é uma deficiência?”, lançado nesta sexta-feira (21). Na ocasião, ele disse: “Isso é um vespeiro gigante, porque ativistas da deficiência estão cada vez mais acusando que autistas e as famílias têm pensado apenas no autismo e proposto projetos que poderiam beneficiar todas as pessoas com deficiência, mas que pensa só no autismo”.

Ele enfatizou que existem vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, e que as ações deveriam estar focadas em ampliar o acesso para autistas nessas mesmas vagas. Tiago ainda contou que obteve dificuldade para ter acesso à vaga preferencial anos atrás. “Falaram que eu não tinha direito porque [a vaga] era para pessoas com mobilidade reduzida”, lamentou. Além disso, defendeu que algumas legislações recentes focadas no autismo podem ter motivação eleitoreira.

Publicidade
Matraquinha

“A gente fala muito sobre autismo, o autismo ganhou a mídia, a gente tem série sobre autismo, filmes, documentários, reportagens cada vez mais frequentes. A classe política acaba olhando muito pro autismo, pro movimento do autismo que é muito forte e começa a propor algumas ideias para atrair esse eleitorado de uma forma geral. Nós que somos do meio do autismo temos um poder como cidadãos, que é o voto. E isso acaba fazendo com que muitos políticos apresentem projetos sem pé nem cabeça”, acrescentou.

No âmbito federal, o projeto de lei 1727/22 pretende alterar o Estatuto da Pessoa com Deficiência para garantir 2% das vagas em locais públicos e shoppings para autistas. O texto segue em tramitação e em análise pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano; Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Senado oferece projeto para sustar a resolução do CFM que limita o uso de canabidiol

Visita ao laboratório da UCSD, nos EUA, revela os avanços da pesquisa científica em autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)