18 de junho de 2023

Tempo de Leitura: 6 minutos

Todo ano, o Dia do Orgulho Autista é comemorado para celebrar o autismo, a identidade autista e as conquistas de autistas. A data surgiu em 2005 por iniciativa da organização britânica “Aspies for Freedom“. Por isso, neste dia, a equipe da Revista Autismo traz 18 autistas brasileiros para acompanhar nas redes sociais em referência ao dia 18 de junho — (veja também alguns eventos de 2023 para a data, além da lista do ano passado com 20 autistas para seguir).

Anita Brito

Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Anita atua há mais de 15 anos na comunidade do autismo. Ela começou como blogueira, depois publicou livros e hoje é palestrante, ativista e pesquisadora. Nos últimos anos, recebeu o diagnóstico de autismo. Ela está principalmente no Instagram, com o perfil @anitabritooficial.

Publicidade
ExpoTEA

Rodrigo Diesel

Conhecido por seus vídeos no Instagram e no TikTok, Rodrigo é autista e mestre em Estudos de Linguagens pela UTFPR. Seu perfil aborda vida adulta, características do autismo, notícias e novidades, além de piadas e desabafos. Ele também está no Twitter com o perfil @rodieseldepizza.

Rauana Batalha

Autista e também mãe de autista, Rauana Batalha é técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal do Acre (Ufac). Nos últimos anos, várias iniciativas em relação ao autismo em adultos no Acre tiveram sua participação. Ela administra o perfil @rauanabatalha e também está presente no @programa.autismos, de sua universidade.

Tabata Cristine

Responsável pelo perfil @tabata_meumundoatipico, Tabata Cristine é designer gráfico e tem diagnóstico de autismo e TDAH. Em suas redes, ela aborda vivências no espectro, questões relacionadas ao TDAH, relacionamentos e sexualidade. Além disso, Tabata também é palestrante.

Akin Sá

Dono do perfil Hey Autista no Instagram, Akin Sá é ativista e estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia. Além de autista, também é TDAH e foi diagnosticado com autismo aos 16 anos.

Em 2020, começou a falar sobre questões relacionadas ao autismo, como questões sensoriais, reconhecimento de emoções, relacionamentos, e também sobre gênero, sexualidade e racismo. Ele também está no Twitter com o perfil @justpadawan.

Ana Rodrigues

Autista e mãe de autista, Ana Rodrigues é professora com décadas de experiência na área da educação. Após acompanhar sua filha, descobriu-se também no espectro e fala sobre a sua experiência como mulher autista aos 60 anos. Ela está no Instagram com o perfil @aana.rodrigues.

Wallace D’Lira

Estudante de psicologia e membro do Autistas Alvinegros, Wallace D’Lira cria conteúdo principalmente pelo Instagram, onde aborda características do autismo, conflitos e tretas da comunidade, além de promover denúncias de charlatanismo ou de discursos desumanizantes.

Caio Bogos

CEO da startup aTip, Caio Bogos é formado em Sistemas de Informação e se descobriu autista ao longo do seu envolvimento com o tema do autismo. Em seu perfil @caiobogos no Instagram, divulga suas iniciativas relacionadas ao mercado de trabalho, palestras, e também reflexões.

Luciana Viegas

Professora e ativista, Luciana Viegas está presente no Twitter, Facebook e Instagram. Ela também é colunista da Revista Autismo, com textos sobre maternidade atípica, maternidade negra e experiências racializadas com o autismo.

Também é fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil, o @VNDIBrasil.

Fabio Cordeiro

Presente no Instagram pelo perfil @autiesincero, Fabio iniciou sua trajetória pública no autismo compartilhando suas vivências por meio de memes. Atualmente, é presidente da Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas (ONDA-Autismos). Em sua página, compartilha palestras, eventos e reuniões que participa, além de informações sobre o autismo.

Kaká Lobe

Graduada em Direito, Kaká primeiro se identificava como mãe de autista, até que recebeu o seu próprio diagnóstico em 2021. Ela está no Instagram com o perfil @autismokaka, em que compartilha histórias e novidades sobre autismo, além de informações sobre o diagnóstico.

Alexandre Mapurunga

Mestrando em Educação, Alexandre Mapurunga é um dos fundadores e membro da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça). Em suas redes, compartilha suas ações dentro da associação e na discussão por políticas públicas. Ele está no Instagram e Twitter.

Alpin Montenegro

Autista e TDAH, Alpin Montenegro tem o perfil @BlackAutie no Instagram e no Twitter, além de ser podcaster do programa Distraídos.

Nas suas redes, fala suas vivências com dupla excepcionalidade e também reflexões gerais sobre o espectro do autismo.

Alexandre Kurth

Graduando em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Alexandre administra o perfil @oneurodivergente no Instagram e também está no Twitter com o perfil @alexandredkurth. Em suas redes, ele aborda o autismo e condições coexistentes, bem como reflexões e vivências pessoais como autista, TDAH e pessoa com altas habilidades.

Raquel Nery

Autista e com altas habilidades, Raquel Nery ficou conhecida por seus vídeos no TikTok sobre autismo. Ela também está no Instagram pelo perfil @raquelneryof. Atualmente, Raquel cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal e mantém o maior canal do YouTube feito por uma pessoa autista, com cerca de 700 mil inscritos.

Guilherme de Almeida

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Guilherme ingressou no ativismo do autismo com o surgimento dos coletivos autistas em 2021 e atualmente é presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas. Ele está no Instagram com seu perfil @galm41.

Sabrina Nascimento

Responsável pelo perfil @uma.autista.diferentona no Instagram e @sabrinaautie no Twitter, Sabrina teve filhas gêmeas autistas e depois se descobriu também autista e TDAH. Em seu perfil, ela fala sobre maternidade, direitos no serviço público, racismo e ativismo.

Patrícia Ilus

Artista e autista, Patrícia aborda o autismo em seu trabalho musical. Em sua rede @patriciailus, ela também traz questões sobre maternidade atípica, já que é mãe de uma criança no espectro.

Além disso, Patrícia também é uma das participantes do projeto Adultos no Espectro.

 

Anos anteriores

Não deixe de conferir os artigos do Dia do Orgulho Autista que publicamos nos anos anteriores.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Capacitação e Inclusão no Rio de Janeiro

Quem foi Donald Triplett, autista morto aos 89 anos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)