Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Dia do Orgulho Autista: 20 autistas para acompanhar nas redes sociais

18 de junho de 2022Dia do Orgulho Autista: 20 autistas para acompanhar nas redes sociais — Canal Autismo / Revista Autismo

Tempo de Leitura: 6 minutosComemorado todo 18 de junho, o Dia do Orgulho Autista surgiu em 2005 por iniciativa da organização britânica Aspies for Freedom. Com o objetivo de celebrar a identidade autista e a diversidade do espectro do autismo, a data costuma atrair relatos de autistas sobre suas vivências. Por isso, neste dia, a equipe da Revista Autismo traz 20 autistas brasileiros para acompanhar nas redes sociais.

Deborah Santos

Conhecida pelo nick @alecrimbaiano no Instagram e Twitter, Deborah Santos é ativista indígena. Em suas redes, ela aborda pratos gastronômicos. Ela aborda questões como alimentação saudável, anticolonial e não comprometida com a monocultura do agronegócio.

Academia do Autismo

Alek Matteo

Responsável pelo perfil @autistanamed no Instagram e no Twitter, Alek é autista e estudante de Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF). Seu perfil aborda vida adulta, autonomia, características do autismo como a disfunção executiva e os stims.

Sobre o mês do orgulho autista, Alek disse em suas redes: “É importante que a gente lute pela inclusão e aceitação de todas as pessoas, independente de gênero, sexualidade, etnia ou deficiência”.

Jéssica Borges

Autista, TDAH e também mãe de um menino autista, Jéssica Borges é educadora e diretora do Instituto Lagarta Vira Pupa. Em seu perfil @viagematipica, disponível no Instagram, ela aborda diagnóstico tardio, relacionamentos, maternidade, disfunção executiva e outros temas.

Ela também se manifestou sobre o mês do orgulho autista: “Acompanhem todos os conteúdos que serão feito por autistas. Escutem-nos. Este mês é NOSSO!”

Nicolas Brito Sales

Fotógrafo, escritor e diagnosticado com autismo, Nicolas Brito Sales fala sobre o diagnóstico em seu perfil @nicolasbritosalesoficial.

Além disso, também é palestrante e ativista, tendo percorrido vários estados do Brasil ao lado de seus pais, Anita Brito e Alexsander Sales.

Polyana Sá

Dona do perfil Hey Autista no Instagram, Polyana Sá é ativista e estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia e foi diagnosticada aos 16 anos.

Em 2020, começou a falar sobre questões relacionadas ao autismo, como questões sensoriais, reconhecimento de emoções, relacionamentos, e também sobre gênero, sexualidade e racismo. Ela também está no Twitter com o perfil @justpadawan.

tio .faso

Autista, TDAH e pai de autista, tio .faso fala sobre o autismo e paternidade no perfil @seeufalarnaosaidireito. Designer de formação, faso fala sobre crises, hiperfoco, estereótipos ligados ao autismo e outros temas.

Ele também está no Twitter com o perfil @tiofaso.

Sophia Mendonça

Atuante na comunidade do autismo desde 2015, Sophia Mendonça recebeu o diagnóstico na pré-adolescência e fundou o canal Mundo Autista no YouTube. Ela também mantém perfis no Instagram e Twitter, onde aborda questões de gênero e sexualidade. É mestre em comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Willian Chimura

Programador, youtuber e mestrando em Informática na Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Willian Chimura é palestrante, pesquisador e também professor na Academia do Autismo.

Ele está no YouTube com o canal Willian Chimura e no Instagram com o perfil @chimurawill.

Luciana Viegas

Professora e ativista, Luciana Viegas está presente no Twitter, Facebook e Instagram. Ela também é colunista da Revista Autismo, com textos sobre maternidade atípica, maternidade negra e experiências racializadas com o autismo.

Também é fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil, o @VNDIBrasil.

Antonio Augusto

Advogado e autista, Antonio Augusto mantém o perfil @legalmente.autista no Instagram e também no Facebook.

Na página, ele aborda direitos de autistas e outros temas relacionados ao autismo, como mercado de trabalho, terapias, planos de saúde e hiperfoco.

Annebelle Leblanc

Annebelle Leblanc é educadora, tradutora, revisora, produtora musical, compositora, sound designer e técnica em mixagem de som. Além do diagnóstico de autismo, Anne também é disléxica e bordeline. Em seus perfis no Twitter e Instagram, aborda suas vivências no autismo, antirracismo, antifascismo, pró-neurodiversidade e também ministra cursos. É membro da Abraça.

Marcos Petry

Especialista em Design Gráfico e Produção em Publicidade pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), e com quase uma década de atuação na comunidade do autismo, Marcos Petry é youtuber, palestrante e escritor.

Marcos é conhecido pelos seus vídeos no canal Diário de um Autista. Ele também mantém o perfil @omarcospetry no Instagram e Facebook.

Cláudia Moraes

Na vice-presidência da ONDA-Autismo, Cláudia tem uma trajetória de mais de 30 anos no âmbito do autismo, com o diagnóstico de seu filho ainda na década de 1980.

Atualmente, ela é professora, publica textos na Revista Autismo e recebeu um diagnóstico tardio de autismo. Cláudia está no Instagram com o perfil @claudia.moraes.7330.

Rodrigo Tramonte

Cartunista, ativista e escritor, Rodrigo Tramonte é diagnosticado com autismo e TDAH. Em seu perfil @rodrigo.tramonte no Instagram, ele se define como um “anti-herói na luta contra o capacitismo” e aborda temas como mercado de trabalho, arte e crises.

Ele também mantém o perfil @tramonteautista no Facebook.

Jú Maia

Conhecida pelo nick @atipicamente_, Jú Maia é lésbica e autista, formada em Biologia. Seu conteúdo envolve assuntos como sexualidade, diagnóstico, estereótipos do autismo e saúde mental.

Jú também é uma das integrantes do podcast Atípicas.

Tiago Abreu

Presente no Twitter e no Instagram, Tiago Abreu é jornalista, escritor e mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em seus perfis, aborda aspectos socioculturais do autismo, características do ativismo autista, capacitismo e outros temas.

Tiago também é autor do livro O que é neurodiversidade?.

Thaís Cardoso

Conhecida pelo canal no YouTube Família Tagarela, Thaís Cardoso também recebeu o diagnóstico de autismo. Ela se define como “mulher autista, fisioterapeuta, feminista, mãe de duas crianças atípicas”.

Thaís é mãe de Eric e Mia, que também são autistas. A família publica suas vivências no perfil @mamaetagarela.

Enã Resende

Médico, autista, escritor e poeta, Enã Rezende ficou conhecido em 2019 ao se formar no curso de Medicina. Ele aborda o autismo em seu perfil @ena.nascimento no Instagram.

Além de fotos de eventos e seminários que participa, Enã também faz lives sobre suas experiências como médico e autista e o projeto Autismo na Escola

Patrícia Ilus

Artista e autista, Patrícia aborda o autismo em seu trabalho musical. Em sua rede @patriciailus, ela também traz questões sobre maternidade atípica, já que é mãe de uma criança no espectro.

Além disso, Patrícia também é uma das participantes do projeto Adultos no Espectro.

Lucas Pontes

Estudante de Psicologia e assistente terapêutico, Lucas Pontes está no Facebook e também no Instagram com o perfil @lucas_atipico. Entre os temas abordados em seu perfil, estão o capacitismo, neurodiversidade, inclusão e altas habilidades.

Compartilhe

Comentários

Associação de autismo em Santa Bárbara d'Oeste inaugura sede reformada — Canal Autismo / Revista Autismo

Associação de autismo em Santa Bárbara d’Oeste inaugura sede reformada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos (Amai),…
Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas - Canal Autismo / Revista Autismoreprodução / internet

Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas

/
Por Franklin Façanha
Apesar de ser um avanço, não passa de 'mais do mesmo' A Agência…
Vaquinha para ajudar a AMA é lançada — Canal Autismo / Revista Autismo

Vaquinha para ajudar a AMA é lançada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Amigos do Autista de São Paulo (AMA-SP) é…