16 de junho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O Dia do Orgulho Autista, celebrado neste domingo (18), é o tema de várias iniciativas relacionadas ao autismo no Brasil. Entre elas, passeatas, palestras e conferências. Em alguns casos, as atrações se estenderam para toda a semana.

No Acre, o programa Autismos da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveu rodas de conversa, palestras e outros conteúdos informativos sobre o autismo. Na segunda (19), para encerrar o calendário de atrações, promoverão uma live com o Coletivo Atípico da Ufac e o Coletivo PcD da UFSCAR sobre os coletivos autistas nas universidades e a inclusão no ensino superior.

Publicidade
ExpoTEA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Brasília, organiza uma blitz sobre o autismo para este domingo. Na ocasião, serão distribuídos materiais informativos para motoristas que transitarem pela sede da PRF. A PRF também fará evento semelhante em Campo Grande em parceria com o Corpo de Bombeiros e o Shopping Rio Grande.

Em Bragança Paulista, ocorrerá uma caminhada em alusão ao Dia do Orgulho Autista, das 9h às 12h30min no Jardim Público. Outra cidade que terá uma iniciativa pública é Feira de Santana, na Bahia. Lá, ocorrerá um encontro no Parque da Lagoa às 8h30min. O Centro de Integração Autista de Ipatinga (MG) fará ação semelhante na Praça 1º de maio, às 8h.

Em Piraquara (PR), a Associação TEA – Tecendo Redes para Neurodiversidade vai reunir familiares e autistas, além de definir novos membros da diretoria. Já em Breves (PA), o Movimento Pais de Autistas Breves fará uma visita ao Quartel dos Bombeiros de Breves no sábado (17) pela manhã.

Também neste domingo, será realizado em Cuiabá (MT) o 1º Churrasco Solidário Ipra (Instituto Psicossocial Renascer do Autismo), em comemoração à data, com o objetivo de promover a solidariedade e proporcionar um ambiente acolhedor para autistas e suas famílias. O local do evento é no Espaço Spkula, na Acrimat.

Por último, vale destacar que o Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) realizou o 1° Desabafo Autista em São Paulo (SP), no último dia 4.jun.2023.

 

[Atualizado em 17.jun.2023, 12h15, com o evento de Cuiabá e o realizado pelo MOAB em SP]

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Cordão de girassol é aprovado pelo Senado como símbolo para deficiências invisíveis

SP e PB terão curso com o casal criador do PECS em agosto

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)