10 de maio de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Associação de Amigos do Autista (AMA-SP), instituição paulistana que atua há quase 40 anos em benefício dos autistas, criou um site inovador em parceria com a agência Africa e a Vivo: ajornadadoautismo.com.br.

O projeto foi pensando para criar uma:

Publicidade
ExpoTEA

[…] ferramenta, que utiliza a inteligência artificial, para empoderar todas as famílias a gerarem seus próprios cartões de comunicação visual de acordo com o interesse da sua criança. Dessa forma, a comunicação se torna mais divertida e relevante. Se aproxime de quem você ama, enquanto vocês se divertem”.

 

O site tem o propósito de auxiliar a comunicação dos autistas de maneira empática e eficaz, utilizando ferramentas tecnológica de Inteligência Artificial para gerar imagens personalizadas inspirada no sistema de comunicação por troca de imagens chamado PECS (Picture Exchange Communication System).

Para gerar os cards basta seguir as etapas do site, que são bem simples:

Formulário gerar Card pelo site.

O site explica o que são os Cartões de Comunicação Visual:

É um sistema de comunicação através de cartões com imagens, utilizado para auxiliar pessoas com autismo não verbal ou com dificuldades de comunicação a se expressarem. O material é usado para comandos simples, como pedir para beber água, até para indicar uma dor no corpo. É uma ferramenta valiosa para promover a comunicação e a autonomia em indivíduos com desafios na fala ou linguagem.

Com a Inteligência Artificial, as imagens podem ser personalizadas de acordo com os interesses ou hiperfoco do indivíduo, exemplo, se um menino gosta de dinossauro e deseja expressar o desejo de comer, o site pode gerar cards com imagens de dinossauro realizando a ação de comer.

Exemplos de Cartões de Comunicação Visual gerados pelo site.

O site esclarece a importância dos cards personalizados:

Os cards desenvolvidos de acordo com o interesse das crianças, desconstroem a ideia de que todas as pessoas com autismo são iguais. Na verdade, cada uma tem um interesse, uma paixão, algo que elas gostam mais. E quando esse material, que ensina a desenvolver a comunicação é mais interessante de interagir, as crianças se sentem mais motivadas a aprender.

Esses cards são gerados no site gratuitamente e podem ser impressos ou utilizados no celular. Vale destacar que a AMA capta doações para seus serviços, inclusive com um tutorial para quem quiser doar através da Nota Fiscal Paulista (neste link).

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Advogado, educador, professor e ativista. Mestrando em Direito, LLM em direito corporativo, pós graduação em direito do consumidor, civil e processo. Fundador da LigaTEA – Advogados que Defendem Autistas. Licenciatura em letras-português, consultor educacional, pós graduação em docência e metodologia da pesquisa científica, pós graduação em informática educativa, pós graduação em neuroeducação e pós-graduando em análise comportamental aplicada ao autismo. Pai do Benjamin (autista 9 anos).

As histórias de mulheres autistas

Tiago Abreu: ‘Com a lógica das redes, nossa vida vira criação de conteúdo’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)