10 de maio de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O jornalista Tiago Abreu foi o convidado do podcast Lógica Autista no episódio lançado nesta última quinta-feira (4). Com base numa discussão sobre autistas e redes sociais, Tiago afirmou estar preocupado com o nível de exposição de sofrimento de algumas pessoas autistas. “Quando a gente considera que autistas já se expõem por si só por serem autistas, e aí a gente soma essa lógica das redes, dos algoritmos, a nossa vida vira criação de conteúdo. E eu acho que isso é extremamente perigoso se a gente não souber usar isso com inteligência, com parcimônia”, afirmou.

Em seguida, Abreu contou uma história de uma criadora de conteúdo autista que, segundo ele, teria exposto muitos detalhes de sua vida pessoal. “Eu vejo frequentemente esse tipo de coisa ocorrer na comunidade, caindo nessa armadilha de tornar a nossa vida refém da lógica dos algoritmos. A gente tem uma dificuldade de interação social, a gente tende a ter menos experiências na vida presencial. É um contexto em que a gente precisa fazer de tudo pra chamar atenção, pra ter destaque, pra de fato sermos ouvidos ou termos o acolhimento das outras pessoas”, lamentou.

Publicidade
ExpoTEA

Durante o episódio, o jornalista também relembrou seus primeiros contatos com computadores e comunidades online, até receber o diagnóstico de autismo em 2015. Também discutiu sobre os aspectos de sua vida pessoal que evita discutir em eventos e publicações sobre o autismo.

Por fim, quando questionado se enfrentou perseguições ou ataques, disse que lidou com duas situações do tipo. Na primeira, chegou a gravar um vídeo de retratação. Já na segunda, optou voluntariamente pelo silêncio. “A gente acha que o ser humano é racional, mas a maioria das pessoas ficam do lado de quem elas mais gostam. Independentemente se está certo ou está errado. Elas já obtiveram uma quantidade de informações, mesmo que distorcidas sobre o fenômeno, e fica muito chato pra essa pessoa voltar atrás”, argumentou. “Foi diante desse cenário que eu aprendi uma coisa: na comunidade do autismo tem treta todo dia. Daqui a dois, três dias ninguém está falando mais sobre o assunto. Ninguém lembra mais”, acrescentou.

Ouça o episódio:

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

AMA lança site gratuito para ajudar comunicação de autistas

E por falar em Dia das Mães, vamos falar de culpa

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)