1 de setembro de 2022

Tempo de Leitura: 3 minutos

Muito se tem escrito sobre autismo: sobre protagonismo, mercado de trabalho, residências, aprimoramento de habilidades sociais e tantos outros temas tão importantes para famílias e autistas.

De uma década e meia pra cá, quando falamos de autismo, não mais pensamos nas mãozinhas balançando, mas lembramos das frases incríveis de várias séries difundidas pelo mundo como Atypical, Amor no Espectro, Parenthood, entre outras. 

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Fato é que, em muitos lares, as mãozinhas continuam a balançar, crises são diárias e nenhuma palavra sai de milhares de bocas. Sim, o autismo clássico, como chamávamos há 30 anos, ainda existe e não são todas as crianças que desenvolvem as habilidades de leitura e escrita.

Na década de 80, pouco se sabia sobre autismo. A literatura era toda estrangeira e as pesquisas eram mais voltadas para a etiologia e muito menos para as práticas. Debruçávamo-nos sobre livros e livros, sim, livros, buscando portas ou janelas para um contato. 

Donald Winnicott, famoso pediatra inglês que conversava com as mães pela rádio BBC entre 1943 e 1966, dava dicas de como reconhecer as necessidades dos bebês pelo choro: choro seco era raiva, choro com lágrimas poderia ser frio, fome e, com pequenas dicas, pouco a pouco as mães iam reconhecendo seus filhos e identificando pequenas conversas nos choros. 

Partindo da premissa de Winnicott, de que choro tem significado, e do axioma de Watzlawick, (psicólogo e notável teórico autríaco que estabeleceu cinco axiomas da comunicação entre indivíduos), de que “é impossível não se comunicar”, abrem-se portas e janelas para a comunicação com crianças que “não conversam”. 

Aproximação respeitosa, delicada e partindo sempre do mundo de interesses da criança o diálogo pode ser iniciado. Quando me refiro a uma aproximação respeitosa, quero dizer que não é a criança que não sabe falar ou se comunicar, mas que ambos, adulto e criança, precisam criar um repertório compartilhado de significados. Não é o adulto que ensina, ele aprende também com os sinais, gestos e sons que a criança faz uso como sendo repertório de comunicação. 

A chamada comunicação funcional passa a fazer sentido quando há troca; quando o adulto entende o que a criança quer e vice-versa. Pistas visuais auxiliam muito nessa construção e podem ser usadas as cartelas de comunicação aumentativa alternativa, fotografias de situações reais, ou qualquer outro vocabulário que possa ser compreendido e compartilhado com outros grupos.

Há que se dizer que a pressa não ajuda; ela impõe regras e limites, o que precisa ser feito com tranquilidade e passo a passo. São baby steps – passos de bebê – para um caminho longo e de persistência.

Unindo nosso pequeno recém construído repertório, aliado aos interesses da criança, iniciamos o que Piaget descreve como jogos de exercício; os jogos de 0 – 2 anos, período sensório-motor, com repetições de ações aprendidas, um exercício do saber motor recém adquirido. Cabe ressaltar que a repetição é a chave do fenômeno. Repetição para pegar a bola, repetição para jogar a bola, e não necessariamente nessa ordem. Construir e derrubar torres,  abrir e fechar caixas, levar e trazer objetos, muitas e muitas vezes. Quando a criança fizer uma série inteira, como construir – derrubar – construir, podemos inserir pequenas mudanças no jogo. Por exemplo, construir, colocar um objeto no topo, derrubar e construir novamente. O acréscimo de pequenas e sutis diferenças nos jogos de exercício são diferenças que não causam estranhamento à criança por estarem dentro do que Vygotsky chama de “zona de desenvolvimento proximal”. E assim, como em uma espiral de desenvolvimento, novos marcos serão formados.

Conversar e brincar com crianças que “não conversam” é possível e terapêutico, mesmo sem ser terapia. É ouvir a criança, porque ela sempre teve voz; e somos nós, adultos, que precisamos aprender e somar ao nosso saber o que é uma aproximação respeitosa.

CONTEÚDO EXTRA

Referências:

  1. Ayub, P., Conversando com Crianças que não conversam, capítulo do livro Papai, Mamãe, você… e Eu, Organizadora Helena, M. Cruz, Casa do Psicólogo, 2000 e 2ª edição, 2002, São Paulo.
  2. Barrera, S. D., O Uso De Jogos No Contexto Psicopedagógico, Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Vol 37, edição 112, ano 2020.
  3. Marko, L.B. Pensando Lev S. Vygotsky no Campo da Terapia Familiar Sistêmica, Nova Perspectiva  Sistêmica, São Paulo, ano XXXI, número 72, pp 54-67, abril de 2022.
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É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

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