10 de maio de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Para ajudar pessoas autistas desabrigadas e suas famílias, Debora Saueressig e Roberta Vargas, mães de crianças autistas e idealizadoras do Instituto Colo de Mãe, montaram locais exclusivos para pessoas neurodivergentes em Porto Alegre. Esses locais são equipados com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, além de uma farmácia.

Por meio de entrevista dada a Folha de S.Paulo nesta quarta (8), Debora falou sobre a iniciativa. “É um cenário de guerra, com helicóptero passando o dia inteiro sobre as nossas cabeças, e não tinha nenhuma iniciativa pensada para esse público. Viemos para tentar ajudar a cobrir uma lacuna, porque sabemos que, se para uma pessoa típica o comprometimento emocional, psíquico e físico já é imenso, para uma criança, um adolescente ou um adulto autista isso é potencializado por mil”, disse Debora.

Publicidade
ExpoTEA

O projeto inicialmente atende 30 pessoas, com planos de expandir para mais 200 vagas em um segundo abrigo. As doações recebidas são usadas para comprar itens específicos que atendam às necessidades individuais de cada pessoa, como alimentos, produtos de higiene pessoal, brinquedos e equipamentos eletrônicos.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Câmara de SP terá debate público sobre trabalho e renda de PcD

Fortaleza promove mutirão de exames de sangue para autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)