2 de fevereiro de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) pressiona a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela criação de diretrizes claras para o tratamento do autismo, visando sua incorporação ao rol de procedimentos dos planos de saúde. Um estudo da Abramge revelou que os custos com terapias para o transtorno do espectro autista (TEA) representaram 9,13% do custo médico total das operadoras, ultrapassando os gastos com tratamentos oncológicos. A necessidade de tratamentos individualizados e multidisciplinares, que podem variar de 3 mil a 20 mil reais mensais, é um dos principais fatores para o alto custo. Clínicas especializadas argumentam que a comparação com os custos do tratamento do câncer é incompatível, dada a diferença na natureza dos tratamentos.

O tratamento do TEA enfrenta desafios como a falta de profissionais qualificados e a necessidade de tratamentos personalizados, que demandam uma abordagem multidisciplinar. A ANS, que já estabeleceu a cobertura ilimitada (leia no artigo de Franklin Façanha) para sessões com especialistas para tratamentos do TEA, ainda analisa as contribuições de uma audiência pública sobre o tema. A discussão inclui a importância de diretrizes que orientem sobre o tratamento adequado, considerando a complexidade e a variedade de necessidades individuais dos pacientes.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

O diagnósticos de autismo vêm aumentando cada vez mais (veja os número de 2023 em SP, no artigo de Katia Apolinário), porém, ainda não há número oficiais a respeito da prevalência de autismo no país. Projeto que o Brasil possa ter aproximadamente 6 milhões de autistas (leia a explicação detalhada no meu artigo) se considerarmos as estatísticas dos EUA proporcionalmente à população brasileira — já que não há nenhum evidência de haver grandes diferenças do número de prevalência estadunidense em relação ao resto do mundo.

Ontem (1), o site Futuro da Saúde publicou uma reportagem bem completa (do jornalista Rafael Machado) sobre o tema, veja neste link.

 

CONTEÚDO EXTRA

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura centro de referência em autismo

PL propõe redução de impostos para empresas que desenvolvem tecnologias para autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)