Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

‘O futuro do autismo no Brasil é junto com os autistas’, diz Tiago Abreu

13 de fevereiro de 2022'O futuro do autismo no Brasil é junto com os autistas', disse Tiago Abreu — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / TEDxGoiânia 2018Imagem: Érico José/Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosTiago Abreu, que lançou o primeiro livro sobre neurodiversidade do Brasil cujo título é O que é neurodiversidade?, comentou sobre o desenvolvimento do ativismo do autismo no Brasil no episódio 202 do podcast Introvertendo lançado nesta sexta-feira (11). Na ocasião, ele defendeu que autistas ganharam relevância na comunidade nos últimos 10 anos, e que isso é apenas o começo.

“Aquilo que a gente chama de movimento da neurodiversidade no Brasil está muito intricado aos próprios autistas e ao surgimento de um ativismo autista na década de 2010 que é pouco documentado ainda na literatura. E se as pessoas realmente querem pensar o futuro do autismo no Brasil, tem que pensar junto com os autistas. Porque essa parte da comunidade vai só crescer daqui pra frente”, disse ele.

Academia do Autismo

O ativismo de autistas surgiu mais tarde no Brasil em comparação a outros países. Sobre isso, Tiago afirmou que a participação recente de autistas se dá por vários fatores, incluindo as mudanças nos manuais médicos. “É na década de 2010 que a gente tem [acesso ao] 4G, mais uso de smartphones e WhatsApp. As redes sociais acabam chegando de uma forma mais massiva para uma parte da população que antes não era incluída digitalmente. Então começou-se a falar muito mais sobre autismo publicamente. E tem muita água pra rolar porque ainda é uma cena muito recente”, afirmou.

“A primeira comunidade virtual sobre autismo que surge [no Brasil] é no final da década de 1990, que é uma lista no Yahoo. Lá no exterior, nesse período aí da década de 1990, já tinha fóruns e grupos de autistas. Aqui no Brasil estavam surgindo as primeiras comunidades de pais. Muita coisa foi acontecendo tardiamente no Brasil porque basicamente não tinha autista diagnosticado na vida adulta pra discutir esses temas”, complementou.

O que é neurodiversidade? foi lançado em formato físico e digital em 4 de fevereiro e, atualmente, o livro está entre os 25 mais vendidos na categoria de saúde na Amazon. O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…