Por

Francisco Paiva Jr.

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Facebook de Francisco Paiva Jr.Linkedin de Francisco Paiva Jr.Twitter de Francisco Paiva Jr.Instagram de Francisco Paiva Jr.Canal no Youtube de Francisco Paiva Jr.

Jornalista lança primeiro livro brasileiro sobre neurodiversidade

1 de fevereiro de 2022Jornalista lança primeiro livro brasileiro sobre neurodiversidade - Tiago Abreu - Canal Autismo / Revista Autismodivulgação / Tiago Abreu

Tempo de Leitura: 2 minutosNa próxima sexta-feira (4.fev.2022), o jornalista e podcaster Tiago Abreu lança o livro “O que é neurodiversidade?”. Publicado pela Cânone Editorial, essa é a primeira obra  sobre o assunto escrita no Brasil.

Para o autor, a ausência de publicações em português sobre este tema foi a sua principal motivação para escrever o livro. “A maioria das referências que temos são em inglês. Isso dificulta bastante a vida de quem quer entender o mínimo sobre neurodiversidade”, afirma.

Academia do Autismo

O termo neurodiversidade foi criado pela socióloga australiana Judy Singer, na segunda metade da década de 1990, e diz respeito à diversidade neurológica na população humana. Desde então, o tema é frequente nas discussões sobre autismo e deficiência. Mais recentemente, questões sobre neurodiversidade se tornaram presentes em debates de gênero, sexualidade, meio ambiente e mercado de trabalho.

Contexto histórico

Jornalista lança primeiro livro brasileiro sobre neurodiversidade - Tiago Abreu - Canal Autismo / Revista Autismo

Capa do livro “O que é Neurodiversidade”, do jornalista Tiago Abreu.

A obra traz o contexto histórico do conceito de neurodiversidade, as repercussões sociais, as críticas e, também, a perspectiva do uso da expressão no Brasil ao longo do tempo. “A ideia foi ser um livro introdutório, com um panorama geral sobre o tema e acessível para a maioria das pessoas, mas ao mesmo tempo rigoroso e acadêmico”, explica o Tiago Abreu.

A leitura é imprescindível para quem deseja conhecer mais sobre termos como neurodivergente, diversidade neurológica e sua ligação com o autismo, transtorno de déficit da atenção com hiperatividade (TDAH) e outras condições de saúde. Em texto leve e muito acessível, o jornalista traz as principais informações sobre o tema de maneira muito concisa e fluida.

Como comprar

O livro impresso e digital pode ser comprado no site da editora Cânone Editorial ou em demais livrarias, como a Amazon Brasil e muitas outras.

O autor

Tiago Abreu é podcaster, jornalista, escritor e colaborador deste Canal Autismo / Revista Autismo. Há uma década, estuda e pesquisa neurodiversidade no contexto do ativismo autista no Brasil. Atualmente, é  apresentador e produtor do Introvertendo, principal podcast sobre o autismo no país. Também é autor do livro Histórias de Paratinga (2019).

Contatos

Twitter: @otiagoabreu

Instagram: @introvertendo

Cânone Editorial: canoneeditorial.com.br

Livro digital (para Kindle) na Amazon: amazon.com.br

 

[Atualizado em 04/02/2022, 18h43, com os links para venda do livro]

Compartilhe

Comentários

Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…
Adolescente autista lança primeiro livro — Canal Autismo / Revista Autismo

Adolescente autista lança primeiro livro

/
Por Redação do Canal Autismo
Pedro Henrique, de 17 anos, está iniciando sua trajetória como…