Tempo de Leitura: < 1 minuto
A neurologista Clarice Tardio lançou, em 2026, o livro TEAr – Múltiplas Formas de Existir. A obra reúne relatos autobiográficos de 26 pessoas diagnosticadas autismo na vida adulta. Com aproximadamente 550 páginas, a publicação apresenta experiências pessoais, trajetórias profissionais e situações do cotidiano de adultos autistas, com diferentes percursos dentro do espectro.
A obra é resultado do projeto Minha História, Nosso Espectro, idealizado e organizado por Clarice. A maior parte dos participantes é paciente da médica, e os textos foram produzidos ao longo de cerca de três meses em um processo coletivo de escrita mediado por um grupo no WhatsApp. Entre os autores estão homens e mulheres de diferentes idades e origens, incluindo moradores de Salvador, cidades do interior da Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Os relatos abordam diferentes experiências relacionadas à vida adulta, incluindo formação universitária, atuação profissional e dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Entre os participantes há profissionais das áreas de direito e cinema, além de pessoas com histórias relacionadas a temas como racismo e convivência com o vírus HIV.
Segundo Clarice Tardio, a proposta da publicação é apresentar diferentes trajetórias de adultos autistas e registrar experiências que podem não ser percebidas a partir de características associadas ao diagnóstico. “Temos histórias de pessoas que se formaram na universidade, trabalham e levam uma vida aparentemente normal, mas com lutas individuais invisíveis, que não podem ser invalidadas, e pessoas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho”, disse ela ao Correio 24 Horas.
O prefácio de TEAr – Múltiplas Formas de Existir é assinado pelo desembargador Alexandre Moraes da Rosa, apresentado como o primeiro magistrado autista do país.
CONTEÚDO EXTRA
Link para adquirir o livro: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/hagsxd-tear-multiplas-formas-de-existir-9og3i/N106585844J
Canal Autismo





