25 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Deusina Lopes da Cruz possui especialização em Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência e Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social. Ao longo de quatro décadas e com a experiência da maternidade, dedicou-se ao ativismo do autismo, participando de associações históricas como a Associação Terapêutica e Educacional para Crianças Autistas (Asteca) e a Associação Brasileira de Autismo (Abra). Em entrevista dada ao podcast Espectros lançada neste sábado (25), Deusina abordou as questões de cuidado no âmbito da deficiência.

Cuidado no autismo não é um assunto que só o amor basta. Só o meu amor jamais vai bastar pra cuidar do Carlos. A gente tem que escrever, tem que mexer na legislação brasileira, e não existe serviço reconhecidamente mundial mais importante do que o chamado serviços dia, que são serviços onde você deixa os seus filhos adultos em serviço, e você pode ir trabalhar e compartilhar cuidados, porque senão nós adoecemos organicamente. Esse é o tema da atualidade, acabou de passar aí na redação do Enem”, destacou.

Publicidade
ExpoTEA

Durante a entrevista, Deusina também abordou outras atuações, entre elas a fundação da Asteca, os primeiros anos da Abra e sua juventude em Brasília. Além disso, a ativista compartilhou os contextos pelos quais escreveu o livro Um Autista Muito Especial, publicado em 2008, e baseado em seu filho diagnosticado com autismo, chamado Carlos Felipe.

Com cerca de 20 anos, ele estava fazendo o seu primeiro embotamento, que a gente chama, que são rupturas que o autista faz ao longo da vida. E aí eu fiquei muito triste, imaginando que a gente tinha perdido tudo e que era um retrocesso, resolvi fazer o livro. Eu tinha bastante material, que eu sempre fiz, como eu atuo com o autismo de uma forma muito solitária, muitos poucos profissionais conseguem contribuir conosco na medida do necessário. Então, eu registrava sempre o antes, o durante, o depois, o que ele fez agora, o que fez à noite, o que deixou ele estressado, o que melhorou, e eu tinha muitos registros”, contou.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Livro O Desafiante Mundo do Autista é lançado

São Gonçalo recebe simpósio de autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)