25 de julho de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Graduada em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria Mello teve contato com o autismo a partir do filho, até que passou a participar do ativismo por direitos dos autistas. É uma das fundadoras da Associação de Amigos do Autista de São Paulo (AMA-SP), fundada em 1983, da qual é presidente. Além disso, também é autora de livros sobre o autismo, incluindo Retratos do Autismo no Brasil, que conta a história da AMA.

Durante a entrevista, Mello relembrou sobre sua infância na Espanha e a vinda para o Brasil. “Teve a guerra civil. Quando eu comecei a frequentar a escola, era proibido falar Catalão. Tudo isso foi trazendo pobreza, dificuldade de trabalho. Viemos eu, meu irmão, minha mãe e meus avós. E meu pai estava aqui”, afirmou.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Ana também contou sobre os projetos que desenvolveu nos primeiros anos da AMA, como congressos de autismo, pedidos de financiamento e conta detalhes de como era o cenário do autismo na época. Ela também aborda crises e problemas enfrentados pela instituição até o final da década de 1990, período em que a organização ganha o Prêmio Direitos Humanos.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Visibilidade a deficiências ocultas: lei da fita de girassóis é sancionada

Muotri fala à Folha de S. Paulo sobre possibilidade de ir ao espaço

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)