1 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) optou por tornar público seu diagnóstico de autismo. Sua decisão de compartilhar essa parte de sua vida se deu em resposta a críticas e perseguições políticas. O deputado expressou sua intenção de contribuir para a luta contra o preconceito, revelando sua experiência pessoal como autista.

“Há um certo preconceito no meio político em ataques que eu tenho sofrido por adversários e na imprensa local, que levantam essa expressão como se fosse um defeito. Quando, na verdade, é simplesmente uma característica. Eu quero abraçar a pauta da inclusão de pessoas autistas, como eu nunca fiz antes”, disse ele em entrevista a Revista Veja.

Publicidade
Congresso Extraordinário

Amom Mandel é um dos deputados mais votados do país, no entanto, ainda não anunciou sua decisão quanto a concorrer nas eleições de 2024 e está explorando a possibilidade de mudar de partido. Em pesquisas para a prefeitura de Manaus, ele demonstrou um desempenho sólido, ficando em segundo lugar com 21,4% das intenções de voto.

O político acredita que seu hiperfoco, uma característica associada ao autismo, pode ser uma vantagem no contexto de seu trabalho parlamentar, permitindo que se concentre intensamente em tópicos específicos de interesse. Entre deputados federais, Amom é o primeiro parlamentar publicamente declarado autista.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Como evitar que a crise se torne um burnout?

Pesquisa da Unifesp pretende saber mais sobre autistas adultos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)