2 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Estima-se que haja por volta de 3 milhões de autistas adultos no Brasil baseado em dados de prevalência internacionais (CDC). Por isso, nós, pesquisadores do Ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante (Teamm), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desenvolvemos um projeto de pesquisa que consiste em um questionário online com o intuito de conhecer mais sobre o perfil das pessoas autistas adultas do Brasil e mapear suas necessidades e desafios. 

Nosso objetivo final é que esses dados contribuam para elaboração de melhores políticas públicas e qualidade de vida para a comunidade de pessoas autistas e suas famílias. 

Publicidade
Congresso Extraordinário

Hoje, temos ampla divulgação do quadro clínico e terapias para o atendimento de crianças autistas, porém, as pesquisas e tratamentos, tanto medicamentosos quanto terapêuticos, são bastante escassos no que tange a vida adulta. Dessa forma, precisamos tentar alcançar o máximo de pessoas em todas as regiões do Brasil para que nossa amostra seja representativa e os dados mais confiáveis. 

Acreditamos que, com nossa pesquisa, conheceremos melhor a situação real dessa população nessa fase da vida e suas necessidades. Assim, poderemos colaborar com delineamento de propostas de atendimento, moradias, inclusão nas escolas técnicas, universidades e mercado de trabalho bem como a capacitação de profissionais que trabalhem diretamente com esse público de pessoas adultas. Sendo assim, estamos buscando parcerias na divulgação com representantes da comunidade, sensíveis à causa, para juntos, lutarmos por maior qualidade de vida, dignidade e respeito aos autistas.

Ajude-nos respondendo e compartilhando este questionário online, que leva apenas 10 a 15 minutos. Juntos, podemos mapear as necessidades e desafios das pessoas com autismo na vida adulta no Brasil e lutar por melhores políticas públicas.

Acesse o questionário pelo link a seguir:

A pesquisa pode ser respondida até a primeira quinzena de dezembro de 2023.

COMPARTILHAR:

Psiquiatra da infância, adolescência e vida adulta, coordenadora do Ambulatório de Cognição Social Marcos Mercadante (Teamm), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutora em psiquiatria e psicologia médica.

Deputado federal Amom Mandel fala sobre diagnóstico de autismo

Primeiro medicamento não estimulante para TDAH é lançado no Brasil

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)