1 de abril de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Congresso Europeu de Autismo (CEA), foi sediado em Lisboa (Portugal), nos dias 16 e 17 de março de 2024, no auditório da Fundação Champalimaud. O tema central desta primeira edição foi “Autismo e Práticas Baseadas em Evidências do Diagnóstico à Intervenção na Infância e na Vida Adulta”.

Em uma realização que envolveu muitos esforços em conjunto, presidido por Indihara Horta, do Kuzola Mona, centro de desenvolvimento infantil localizado em Angola, o evento reuniu 30 especialistas com valiosas contribuições. 

Publicidade
Matraquinha

Dra Luciana Xavier, neuropsicóloga  especialista em autismo, abordou um tema muito sensível e que vem ganhando crescente atenção no meio: o diagnóstico no público feminino, especialmente em mulheres adultas. De uma hora para outra aquela menina que sempre foi vista como antissocial ou cheia de manias e esquisitices se depara com a sugestão de um teste neuropsicológico. Diante de um diagnóstico positivo fica tudo muito mais claro sobre tantas experiências que marcaram sua vida e podem ser então ressignificadas.

Outro tema sensível na comunidade TEA passa a existir quando a criança sai da adolescência e entra na vida adulta. Então nos perguntamos: O que será agora que não temos diante de nós uma criança? Não há qualquer chance da tão aclamada intervenção precoce…

Já o médico Thiago Gusmão, neuropediatra, nos presenteou ao expor sobre os impactos do autismo no mundo e a identificação dos níveis de autismo em adolescentes e adultos. Sua experiência desconstrói a antiga crença de que apenas a intervenção em idade precoce é capaz de produzir avanços e comprova a viabilidade de instalar novos comportamentos que promovam maior autonomia em indivíduos antes considerados incapazes em muitos aspectos.

COMPARTILHAR:

Tradutora, mãe veterana (da Marjorie, TEA, 25 anos; e do João Lourenço, neurotípico, 19 anos) e ativista da causa.

Caixas de pizza levam tema do ​Dia Mundial do Autismo aos consumidores

Dia Mundial do Autismo: ‘Valorize as capacidades e respeite os limites!’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)