28 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (25) o seu 256º episódio, chamado “Autistas na Escola”. O conteúdo foi apresentado por Carol Cardoso, Luca Nolasco, Tiago Abreu e Willian Chimura, todos autistas, e foi focado em experiências escolares na infância, especialmente o ensino infantil e fundamental.

Publicidade
Matraquinha

Entre as questões abordadas no episódio, os podcasters relembraram o processo de aprendizagem, interação social com professores, comportamento nas aulas de educação física e recreio, bem como o bullying. “Eu acho que o recreio, junto com a aula de educação física, são os momentos que você consegue ver que uma pessoa, no caso, autista sem diagnóstico, é diferente. E eu não gostava do recreio. Hoje eu fico pensando retrospectivamente os motivos pelos quais eu não gostava do recreio. Eu acho que o principal deles é porque eu não sabia o que fazer”, disse Tiago Abreu.

Willian Chimura viveu parte do seu ensino infantil no interior de São Paulo. Ele contou que, mesmo tendo vivido uma interação mais típica nos primeiros anos, suas experiências com o bullying foram crescendo ao longo dos anos. “Eu me lembro que parte das agressões que eu sofri era porque algumas pessoas achavam que eu era arrogante. Em aulas que eu me interessava mais ou que de alguma forma eu encontrei alguma abertura com a professora, eu costumava fazer muitas perguntas. E também característico do autismo, antes eu falava muito alto”, relembrou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Introvertendo: Despedida

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023 e “Autistas na Escola” é o sétimo da série, que tem um total de 11 episódios. Abreu, que dirige o programa, contou sobre bastidores do episódio. “Nós tínhamos uma ideia antiga de fazer um episódio só sobre a hora do recreio. Mas, neste processo de despedida, achávamos que era um tema muito restrito. Aí, recebemos uma sugestão do Francisco Paiva Jr., da Revista Autismo, de falarmos sobre a infância na escola e achamos a ideia maravilhosa”, disse.

Ele também disse que o episódio foi um dos últimos a serem gravados no podcast. “Este episódio foi a última gravação ‘normal’ do Willian e da Carol, e ele até fala na gravação que é o último dele. Claro, o nosso episódio final terá a participação de todos os integrantes, mas esse é o último no formato comum que envolve os dois. A gravação teve até um clima mais melancólico por causa disso. Não foi totalmente fácil encarar que era a última vez”, argumentou.

A concepção visual da capa foi desenvolvida pelo designer Vinicios Lima, que produz as capas do Introvertendo desde 2020, e exibe fotos antigas de Carol, Luca e Tiago. “Minha proposta era que tivéssemos apenas fotos 3×4, por elas serem bem padronizadas. A Carol não conseguiu encontrar a tempo, porque ela está morando em outro estado. Depois, tive a ideia de fazermos uma paródia da capa do álbum Everything Must Go, da banda Manic Street Preachers. É um álbum que eu gosto bastante, já falei dele no episódio 80 do podcast, e acho que o estilo cairia como uma luva”, concluiu.

Entre as paródias já feitas pelo Introvertendo a capas de álbuns, estão discos como Weezer – Weezer (EP 69), Chico Buarque de Hollanda – Chico Buarque (EP 249), Volume 3 – Aviões do Forró (EP 223), Who – The Who (180), além de referências a bandas como os Beatles (EP 100), Mamonas Assassinas (EP 152) e Gorillaz (EP 120).

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Assembleia de SC aprova prazo indeterminado para laudo de autismo

CooTEA oferece 25 bolsas de estudo para formação de autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)