28 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O CooTEA (Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas), um programa inovador focado na capacitação profissional e na inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho, anuncia a chegada de sua segunda edição. Uma iniciativa da Adapte Educação em parceria com a Alura, o Instituto Incluir, a Agir Social e a Poli-USP, essa edição do CooTEA visa proporcionar oportunidades de trabalho para jovens autistas através da formação em JavaScript, proporcionando habilidades na linguagem mais utilizada atualmente no mundo da tecnologia.

Formação e Emprego Apoiado

Publicidade
ExpoTEA

Após o sucesso da primeira edição, em que 30 participantes receberam formação em design gráfico, o CooTEA oferece em sua segunda edição 25 bolsas de estudo para jovens autistas entre 18 e 24 anos de idade, para a formação em “Programação Full Stack com JavaScript”. Com uma abordagem inclusiva e adaptativa, o programa oferece uma jornada de aprendizado intensivo, compreendendo um total de 150 horas de curso, supervisão e encontros ao vivo distribuídos ao longo de três meses.

O compromisso do CooTEA vai além da formação. O programa oferece um suporte durante 6 meses tanto para os participantes quanto para as empresas parceiras. Isso inclui orientação e assistência para as pessoas autistas recém-contratadas e para as empresas que os recebem, colaborando para uma inserção mais tranquila e fomentando mais ambientes de trabalho inclusivos e produtivos.

Colaboração com Empresas e Suporte Contínuo

Uma das características marcantes do CooTEA é seu enfoque no emprego apoiado. Além de treinar autistas, o programa capacita as empresas a receber e colaborar com sucesso desses profissionais únicos. Isso permite não apenas a inclusão, mas também a criação de ambientes de trabalho mais diversificados e empáticos.

“Acreditamos que o verdadeiro sucesso não é apenas capacitar os autistas com habilidades técnicas, mas também criar um ecossistema no qual eles possam prosperar”, disse Emanuel Santana. “Nosso suporte contínuo às empresas e participantes durante os seis primeiros meses de contratação é um reflexo do nosso compromisso com o sucesso a longo prazo.”

Os participantes também terão acesso gratuito a três cursos da plataforma de tecnologia Alura, aumentando ainda mais suas habilidades e conhecimentos.

As inscrições estão abertas até o dia 01 de setembro e podem ser realizadas através do site oficial do programa (cootea.com.br), onde também há mais detalhes sobre a iniciativa.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Autistas adultos relembram experiências infantis na escola

PL recebe críticas pela exclusão de acompanhantes terapêuticos na educação

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)