1 de março de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e da PUC-SP revela que o autismo lidera o número de processos na Justiça de São Paulo sobre negativa de cobertura dos planos de saúde em São Paulo. A pesquisa reuniu ações no Tribunal de Justiça entre janeiro de 2019 e agosto de 2023.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, a pesquisa analisou 16.808 processos que informaram a condição médica que os planos teriam se recusado a tratar, dos quais 3.017 ações foram relacionadas aos Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD). A pesquisa destaca um caso específico em que a Unimed cancelou o plano de uma criança autista, mas após uma batalha judicial, a decisão foi revertida e a criança voltou a receber tratamento.

Publicidade
Tismoo.me

O modelo de negócio das operadoras de saúde, inicialmente concebido para oferecer “cura”, enfrenta dificuldades em lidar com condições como o autismo, que demanda acompanhamento por toda a vida. As operadoras de saúde contestam o estudo, afirmando que garantiram milhões de atendimentos para autistas nos últimos anos e que tratam os pedidos de forma cuidadosa, seguindo protocolos e legislações vigentes.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autismo Severo: Retrospecto

Eu Digo X: Autistas terão assento preferencial sinalizados nos ônibus de Curitiba

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)