12 de agosto de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (11) o seu 254º episódio, chamado “O Lado Bom do Autismo”. O paleontólogo e divulgador científico Tito Aureliano, que participa do episódio, fez uma reflexão geral sobre as vantagens que o chamado hiperfoco tem na vida de pessoas autistas.

“Tudo que está dentro do hiperfoco a gente ganha um boom, um extra, um nitro de produtividade e de atenção. E aí a gente acaba que vira um super-herói no que a gente está fazendo. É fantástico. Você passa dias, horas, meses trabalhando em cima de um assunto ou em cima das suas próprias metas para conseguir cumprir e tenta cumprir sempre com excelência, tentando se superar”, argumentou.

Publicidade
ExpoTEA

Por outro lado, Aureliano também fez observações de que também há pontos de atenção no hiperfoco. “Tudo que em contrapartida está fora do hiperfoco acaba que cai na disfunção executiva. E a disfunção executiva é uma correnteza que fica te puxando para longe do seu objetivo que você quer nadar, que você quer chegar, entende? Então é sempre muito difícil segurar na crina dos cavalos que estão na disfunção executiva”, refletiu.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Introvertendo: Despedida

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023 e “O Lado Bom do Autismo” é o quinto da série, que tem um total de 11 episódios. Abreu, que dirige o programa, contou sobre bastidores do episódio. “O Tito sugeriu esse assunto para mim ainda em 2022, logo após ele participar de um episódio sobre dislexia. Eu gostei muito da ideia e deixei guardada para um momento apropriado”, contou.

Tiago também afirmou que o episódio é uma continuação do tema da semana anterior, Romantização do Autismo. “Acho que os dois se complementam. Precisamos ter uma perspectiva sóbria sobre o autismo, e até falamos isso no episódio. As características do autismo interagem com questões do indivíduo, questões sociais, então nem tudo se trata de tragédia ou de superpoderes. Eu vejo que é possível ver uma ambivalência em várias características do autismo”, acrescentou.

Ele também disse que Tito Aureliano é uma das poucas participações da série de despedida. “Queríamos honrá-lo porque, além de ser uma ótima pessoa e certamente uma das figuras autistas mais interessantes da comunidade, o Tito apoia o Introvertendo há muito tempo. Além dele, teremos mais três participações: duas no episódio da semana que vem e uma no episódio ao vivo do podcast, que será gravado dia 19″, concluiu.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autismo é um dos temas de discussão dos Diálogos Amazônicos

Abordagens e benefícios da inclusão escolar de crianças autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)