Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

tio .faso: ‘O machismo causa nos homens autistas um sério problema de autoestima’

13 de agosto de 2021Imagem: GNT/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO designer, ativista e bonequeiro Fábio Sousa, conhecido como “tio .faso” (assim mesmo, com espaço e ponto!), participou do episódio “Precisamos Falar Sobre Autistas que não Transam” do podcast Introvertendo, que é produzido por autistas adultos. Na ocasião, faso comentou as questões em torno da dificuldade de alguns homens autistas que relatam não conseguir relacionamentos e sexo em publicações nas redes sociais.

“Como o autista não vem com esse guia social para poder conviver na sociedade, o homem autista só tem como referência imediata o que ele vê. E o que ele vê é a reprodução do machismo. E a reprodução do machismo fala que ele por não conseguir transar, por não ter uma namorada, não ter nada, ele é menos homem”, disse ele.

Academia do Autismo

Desta forma, .faso considerou que a sensação de inferioridade é comum entre vários homens autistas adultos. “Então, a gente acaba observando nos grupos isso, que o machismo causa nos homens autistas um sério problema de autoestima, em que eles se sentem menos homens por nunca terem transado ou se relacionado com alguém”, afirmou.

Em 2020, uma reportagem do Spectrum News demonstrou uma proximidade de autistas em comunidades de celibatários involuntários, algumas delas conhecidas apenas pela expressão “incel”. Na discussão, os podcasters também apontaram a hipótese de apenas uma parcela minoritária de pessoas em aplicativos como o Tinder terem sucesso com seus perfis.

episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Castbox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Famílias de autistas reclamam de exclusão em matrículas escolares pelo Brasil — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Governo de São Paulo

Famílias de autistas reclamam de exclusão em matrículas escolares pelo Brasil

/
Por Redação do Canal Autismo
Assim como em períodos de matrícula escolar, famílias de pessoas…

Meme Sincero: Inclusão se faz na prática

/
Por Fabio Cordeiro, o "Autie Sincero"
Atualmente, cada vez mais a responsabilidade social está em…

Sia afirma que pensou em suicídio após críticas de autistas ao filme Music

/
Por Redação do Canal Autismo
A cantora e compositora Sia comentou a repercussão negativa…