Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Spectrum 10K: polêmico estudo do Reino Unido divulga atualizações

27 de maio de 2022Spectrum 10K: polêmico estudo do Reino Unido divulga atualizações — Canal Autismo / Revista AutismoImagem: Divulgação

Tempo de Leitura: < 1 minutoO Spectrum 10K, estudo genético no Reino Unido que causou polêmica entre ativistas do autismo no país, publicou uma atualização da consulta que buscou saber as opiniões das pessoas sobre o projeto. A consulta teve a participação de autistas, familiares e profissionais do âmbito do autismo.

O resultado da consulta inclui participação plena de autistas no processo de pesquisa e transparência total. A lista completa de compromissos levantados pelo projeto pode ser verificada no site do Spectrum 10K.

Academia do Autismo

O anúncio provocou reações mistas da comunidade. No Twitter, a pesquisadora Sue Fletcher-Watson afirmou que foram firmados “bons compromissos”, mas se questionou ainda sobre outros aspectos da pesquisa. Já Robert Chapman, atuante numa discussão filosófica da psiquiatria e autista, disse que “sabemos que #Spectrum10k já decidiu internamente que seus críticos não eram autistas ‘autênticos’ e esta atualização deve ser lida à luz disso” também em seu Twitter.

O Spectrum 10K

A pesquisa consistia em coletar amostras de DNA de cerca de 10 mil autistas do Reino Unido e estava sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Cambridge, da qual Simon Baron-Cohen é professor e pesquisador, juntamente com o Autism Research Center, o Wellcome Sanger Institute e a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Apesar disso, autistas ativistas e organizações relevantes do Reino Unido, como a National Autistic Society, recusaram-se a contribuir com o estudo e se posicionaram contra o seu desenvolvimento.

O jornalista Liam O’Dell, que também é autista, divulgou uma série de matérias baseadas em emails de profissionais e documentos de hospitais e organizações que estariam envolvidas no estudo com base na Lei de Liberdade de Informação do país.

Compartilhe

Comentários

Associação de autismo em Santa Bárbara d'Oeste inaugura sede reformada — Canal Autismo / Revista Autismo

Associação de autismo em Santa Bárbara d’Oeste inaugura sede reformada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Monitoramento dos Autistas Incluídos (Amai),…
Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas - Canal Autismo / Revista Autismoreprodução / internet

Em reunião extraordinária, ANS decide ampliar regras de cobertura de tratamento para autistas

/
Por Franklin Façanha
Apesar de ser um avanço, não passa de 'mais do mesmo' A Agência…
Vaquinha para ajudar a AMA é lançada — Canal Autismo / Revista Autismo

Vaquinha para ajudar a AMA é lançada

/
Por Redação do Canal Autismo
A Associação de Amigos do Autista de São Paulo (AMA-SP) é…