7 de abril de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Nesta semana a cidade de São Paulo (SP) contou com eventos oficiais das secretarias municipal e estadual pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na quarta (5) e na quinta-feira (6), respectivamente. A secretaria municipal fez um evento no Centro Cultural SP, lotado presencialmente e com audiência online, com diversos palestrantes renomados. O governo estadual fez evento para assinar decretos e leis que devem beneficiar a pessoa autista, entre eles o lançamento do Ciptea no estado de SP e outras “promessas”.

Na tarde de quarta-feira (5), o evento da SMPED foi o 2º Seminário de Conscientização do Autismo, com painéis mediados pela jornalista Andréa Bussade — mãe de autista e organizadora do seminário Rio TEAma. Os temas foram: ‘O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’, ‘Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo’ e ‘Integração sensorial e artes no autismo’.

Publicidade
ExpoTEA

Thiago Gusmão, de Vitória (ES), Rosa Magaly Morais, Joana Portolese foram alguns dos nomes que compartilharam muito conhecimento no evento, além do depoimento de Amanda Ramalho, comunicadora diagnosticada no ano passado com autismo (ela acabou de anunciar uma série sobre autismo no seu podcast, “Esquizofrenoias”).

Mais eventos da “Semana TEA”, da Prefeitura de SP, estão publicados no site oficial (neste link). Outras informações úteis da SMPED também podem ser vistas na página dedicada ao autismo para este ano.

Estado de SP

Na manhã de quinta (6) foi a vez o evento da Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) que anunciou o “Plano Estadual Integrado que irá alinhar, articular e ampliar os serviços de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado. A estimativa é que cerca de 460 mil pessoas sejam atendidas pela iniciativa”, segundo nota do Governo de SP.

A ação mais imediata é o início da expedição, sem custos em todo o Estado de SP, da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), garantida pela Lei Romeo Mion, legislação federal que ainda não havia sido colocada em prática em SP — conforme antecipamos aqui, em outubro de 2022, com nossa colunista Paula Ayub (leia o artigo neste link). Moradores do estado de SP interessados, devem acessar o portal Ciptea (https://ciptea.sp.gov.br) — após aprovado, os cidadãos receberão um link para download do documento oficial para impressão; futuramente o governo pretende ter uma versão virtual do Ciptea, assim como há da carteira nacional de habilitação (CNH), por exemplo. As unidades do Poupatempo deverão fazer o documento em breve.

A primeira beneficiada, ainda no evento de anúncio, foi a jovem Elisa Manuela Melo, de 4 anos, filha da ativista Sarita Mello. O segundo foi Peterson Felipe da Costa, que é autista e funcionário do Poupatempo de Cidade Tiradentes – ele mesmo confeccionou os dois documentos.

União da ciência

Outro ponto interessante foi o protocolo de intenções assinado pelo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e as três maiores universidades públicas do Estado de SP: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) para desenvolverem tecnologias assistivas para pessoas com deficiência.

Outras “promessas” podem ser vistas na publicação oficial (neste link).

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Musicoterapia para autistas: STJ define que planos de saúde são obrigados a custear

‘Sugeri um projeto de lei para PcD no mercado de trabalho’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)