13 de outubro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Recentemente, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo lançou um formulário teste, desenvolvido em parceria coma a Secretaria de Inovação e Tecnologia (responsável pelo número 156), para detectar possíveis dificuldades no preenchimento do formulário de pedido da CIPTEA, dentre outras demandas que possam surgir durante a fase de testes.

A CIPTEA, ainda que haja a possibilidade do RG com CID válido em todo território nacional, pode ser uma alternativa aos jovens que não queiram seu documento de identidade “laudado”.

Publicidade
ExpoTEA

Segundo informações da própria SMPD, será possível solicitar via on-line a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) após a fase de pesquisa tanto pelo site da secretaria quanto pelo 156, Portal de Atendimento de Serviços On-line da Prefeitura de São Paulo.

No 156 é possível solicitar o cartão de estacionamento de PcD, pela aba transporte e em seguida, estacionamento. O ATENDE também se encontra na aba de Transporte.

Ainda no 156 de acessibilidade, você pode solicitar o bilhete único para PcD entre outras informações relacionadas à acessibilidade.

Esperamos que a fase de testes seja breve para que muitas pessoas possam se beneficiar do documento.

COMPARTILHAR:

É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

Sobre infâncias divergentes

‘Venho aqui como cliente desde criança’, diz jovem autista funcionário de loja de brinquedos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)