Avatar

Por

Redação do Canal Autismo

"Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina."

Facebook AutorLinkedin AutorInstagram AutorYoutube Autor

‘Não existe uma fórmula mágica’, diz Milena Yamamoto sobre inclusão no mercado de trabalho

15 de maio de 2021

Tempo de Leitura: < 1 minutoDiagnosticada com autismo em 2018, Milena Yamamoto é uma das organizadoras do hackaton Autismo Tech, evento que promove a inclusão de autistas no mercado de trabalho. Em entrevista ao podcast Introvertendo liberado nesta sexta (14), a desenvolvedora contou sobre as expectativas das empresas em relação a dicas para efetiva inclusão de autistas em empresas.

“Eu acho que esperam que a gente tenha um livro texto, algo contendo regras de como cuidar do seu autista. E a minha resposta é super anticlimática também, porque não existe uma fórmula mágica, não existe regras fixas. A melhor forma de você incluir alguém na sua empresa e fornecer adaptação necessária é a escuta, você pratica essa escuta e dá total liberdade e oferece uma segurança na fala do seu funcionário”, disse ela.

Além de Milena, Joyce Rocha, também autista e UX designer, também fez reflexões sobre a importância da escuta. “A base de qualquer tipo de adaptação de característica que a pessoa tenha é o outro lado saber ouvir. Porque o autismo é muito diverso”, destacou. Rocha também é uma das pessoas por trás do Autismo Tech.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Fique por dentro das últimas notícias!
Assine a nossa News.

Entre dois armários - Autistas LGBTQIA+ - Canal Autismo / Revista AutismoRevista Autismo

Entre dois armários

/
Tiago Abreu Por Tiago Abreu
Autistas LGBTQIA+ contam experiências com sexualidade, identidade…

Orgulho Autista

/
Selma Sueli Silva Por Selma Sueli Silva
A memória ainda está nítida em mim. O psicólogo me olha firme…