18 de setembro de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O Mapa Autismo Brasil (MAB), primeiro levantamento de dados sociodemográficos não governamental focado em pessoas diagnosticadas com autismo no país, já coletou mais de 6 mil respostas desde o lançamento, dia 22 de julho, durante a realização do congresso Autismos em Foco.

Realizado pelo Instituto Steinkopf e Núcleo de Autismo e Neurodiversidade da Universidade de Brasília, o MAB tem como objetivos levantar o perfil e características sociodemográficas das pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil, auxiliando no planejamento e desenvolvimento de ações, estratégias e políticas públicas para pessoas com autismo.

Publicidade
Tismoo.me

Na primeira etapa da pesquisa, o foco é na população autista do Distrito Federal, ampliando para todas as regiões do país na segunda etapa. A pesquisa, que foi aprovada pelo comitê de ética da UNB, tem versões voltadas para pessoas autistas que possuem autonomia para responder ou para cuidadores.

Com olhar diferenciado e inovador, o Instituto Steinkopf desenvolve desde 2015 Uma Sinfonia Diferente, programa de desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas por meio da música. Vencedor do Prêmio de Tecnologia Social da Fundação do Banco do Brasil, o Instituto Steinkopf implantou a metodologia em 8 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, Novo Hamburgo, entre outros.

A coleta de dados vai até o dia 22 de setembro e pode ser feita através do link: https://www.mapaautismobrasil.com.br/. O projeto conta com o patrocínio da Ignis Digital, Instituto BRB e Instituto Sabin. Para dúvidas sobre o projeto, entrar em contato por meio do email [email protected].

Texto de Beatriz Nantes

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Autismo e suicídio

Letícia Sabatella fala de seu diagnóstico de autismo ao Fantástico

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)