4 de julho de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e voltado a discutir vivências no espectro, publicou nesta sexta-feira (4) o episódio 263, chamado Autismo no Censo. A edição contou com a participação de Gustavo Borges, João Victor Ramos, Alexandre Stacciarini e do convidado August Resende, que analisaram os dados divulgados pelo IBGE sobre o número de pessoas autistas no Brasil.

Durante a conversa, os participantes discutiram o resultado do Censo Demográfico 2022, que apontou 2,4 milhões de brasileiros com diagnóstico de autismo. August comentou que a presença de mais diagnósticos na infância representa um avanço, mas destacou que ainda existem lacunas importantes. “A gente deveria parar de olhar para o dado que está faltando e olhar onde estão de fato os autistas idosos e as mulheres que ainda não recebem diagnóstico”, afirmou.

Publicidade
Território Saber - e-book

Outro ponto levantado foi a defasagem entre o número de homens e mulheres autistas registrados pelo Censo, contrariando estudos mais recentes que apontam uma proporção mais equilibrada. “Na faixa etária acima dos 60 anos, começa a haver uma tendência de inversão, com mais diagnósticos em mulheres”, disse August. O episódio também discutiu o impacto das informações estatísticas para a formulação de políticas públicas. “Os dados falam muito e não têm viés por si só. Se você começa a fazer política pública com base em estimativas externas, sem dados locais, é como se guiar sem ter a visão”, explicou August. Ele também defendeu o uso de instrumentos como a PNAD Contínua para atualizações regulares entre os censos decenais.

Autismo no Censo está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo, além de uma versão em vídeo disponível no YouTube do NAIA Autismo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Os prejuízos da falta de acolhimento do autista adulto na sociedade brasileira

Projeto de lei pretende tornar diagnóstico de autismo mais eficiente no SUS

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)