22 de setembro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta quinta-feira (21 de setembro), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) do Governo de SP anunciou a inauguração de uma sala sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes, Estação Tatuapé da CPTM e do Metrô — que foi tema de reportagem no SPTV (Globo).

A sala de acomodação sensorial tem a função de acomodar pessoas em crises sensoriais, a fim de reduzir os estímulos externos para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem. O espaço conta com isolamento acústico nas paredes em drywall revestidas parcialmente em material vinílico amadeirado para um maior conforto visual e acústico, controle de iluminação e poltronas individuais de acomodação sensorial com revestimentos laterais que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento. Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur, que reforça a importância do trabalho interdisciplinar entre profissionais de terapia ocupacional, fisioterapia, arquitetura e design para a elaboração do projeto — que, inclusive, seguiu diretrizes arquitetônicas e sensoriais favoráveis às pessoas autistas —, o espaço oferece ergonomia e conforto.

Publicidade
ExpoTEA

O Centro de Informação da Pessoa com Deficiência foi criado pela SEDPcD em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) e tem como objetivo oferecer serviços importantes em locais de fácil acesso, como as estações da CPTM e do Metrô. Nas estações há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida, e os funcionários da operação são capacitados para o atendimento às pessoas com deficiência. Diariamente, mais de 20 mil pessoas com deficiência são atendidas nas 57 estações administradas pela Companhia. No Metrô, são 1.500 atendimentos nas 63 estações.

Além da unidade Tatuapé, a estação Barra Funda conta com um equipamento à disposição da população com deficiência recebendo currículos e oferecendo pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas. Os Centros funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), equipamento da SEDPcD.

Assista à reportagem completa feita pelo jornal SPTV, da Globo, neste link, que foi exibida ao vivo durante o evento de inauguração.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

No interior do CE, vereador diz que autismo se cura ‘na chibata’ e pede desculpas

Introvertendo lança último episódio

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)