7 de abril de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A fonoaudióloga Germanna Parreiras participou do 237º episódio do podcast Introvertendo, que discute autismo na vida adulta. No episódio “Guia Completo para o Diagnóstico de Autismo”, Germanna ofereceu orientações para pessoas que suspeitam serem autistas. Ela defendeu que, na hora de procurar um profissional, o ideal seja encontrar alguém com experiência em atender pessoas autistas. “A variável mais importante é realmente um profissional que tenha experiência com autismo, mas além disso, que tenha experiência em atender pessoas autistas na vida adulta”, afirmou.

Ela também disse que esse critério deve ser considerado por conta dos diferentes repertórios que profissionais atuantes no campo do autismo podem ter de acordo com a faixa etária dos pacientes. “Muitas vezes a percepção ou o critério clínico daquele profissional está muito enviesado por análises ligadas à infância, por exemplo. Então, isso pode prejudicar na identificação de características e manifestações que são mais comuns de se observar na vida adulta, na adolescência, em um diagnóstico tardio”, argumentou.

Publicidade
Genioo

O conteúdo também traz discussões sobre quais aspectos da vida levar para o profissional, como avaliar se o atendimento feito é de qualidade, o que fazer caso haja um resultado positivo e negativo para o autismo, e quais redes de apoio procurar no cenário do autismo. Segundo o jornalista Tiago Abreu, que apresentou o episódio ao lado do ativista Willian Chimura, o episódio foi especialmente lançado para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e no auxílio de pessoas adultas em suspeita de autismo.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Amanda Ramalho lança série sobre autismo no podcast ‘Esquizofrenoias’

Musicoterapia para autistas: STJ define que planos de saúde são obrigados a custear

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)