20 de novembro de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, é uma data que faz memória à contribuição das pessoas negras para a construção da sociedade brasileira, assim como para combater o racismo e promover a igualdade racial. Nesta data, a equipe da Revista Autismo traz 10 perfis de autistas brasileiros para acompanhar nas redes sociais.

Akin Sá

Dono do perfil Hey Autista no Instagram, Akin Sá é ativista e estudante de engenharia de bioprocessos e biotecnologia. Além de autista, também é TDAH e foi diagnosticado com autismo aos 16 anos.

Publicidade
Tismoo.me

Em 2020, começou a falar sobre questões relacionadas ao autismo, como questões sensoriais, reconhecimento de emoções, relacionamentos, e também sobre gênero, sexualidade e racismo. Ele também está no Twitter com o perfil @justpadawan.

Luciana Viegas

Professora e ativista, Luciana Viegas está presente no Twitter, Facebook e Instagram. Ela também é colunista da Revista Autismo, com textos sobre maternidade atípica, maternidade negra e experiências racializadas com o autismo. Também é fundadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) no Brasil.

Táhcita Mizael

Táhcita Mizael é doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Além de ser especialista em gênero e sexualidade, Táhcita pesquisa sobre a questão negra, feminismo e análise do comportamento. Ela está no Instagram no perfil @tahcita.mizael.

tio .faso

Autista, TDAH e pai de autista, tio .faso fala sobre o autismo e paternidade no perfil @seeufalarnaosaidireito. Designer de formação, faso fala sobre crises, hiperfoco, estereótipos ligados ao autismo e outros temas.

Ele também está no Twitter com o perfil @tiofaso.

Gabriela Guedes

Gabriela Guedes ingressou na comunidade do autismo como mãe atípica até descobrir também estar no espectro e ter o diagnóstico de TDAH. Ela é jornalista, palestrante e uma das fundadoras do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI). Seu perfil no Instagram é @atipicapreta.

Jéssica Sodré

Professora de teatro, atriz, poeta e produtora cultural, Jéssica Sodré também é autista e recebeu o diagnóstico em 2021. Em suas redes, ela aborda temas como disfunção executiva, sobrecarga sensorial, além de fotografias de seus trabalhos no campo artístico. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi a personagem Lady Daiane, na novela Senhora do Destino (2004). Ela está no Instagram no perfil @je.sodre.

Túlio Campos

Autista nível 1 de suporte, Túlio é ilustrador e designer gráfico. Em seu perfil @tulio_desenhista, ele publica suas obras.

Além disso, Túlio também é autor do livro Artistas Mineiros Volume 1.

Alpin Montenegro

Autista e TDAH, Alpin Montenegro tem o perfil @BlackAutie no Instagram e no Twitter, além de ser podcaster do programa Distraídos.

Nas suas redes, fala suas vivências com dupla excepcionalidade e também reflexões gerais sobre o espectro do autismo.

Sabrina Nascimento

Responsável pelo perfil @uma.autista.diferentona no Instagram e @sabrinaautie no Twitter, Sabrina teve filhas gêmeas autistas e depois se descobriu também autista e TDAH. Em seu perfil, ela fala sobre maternidade, direitos no serviço público, racismo e ativismo.

Vitor Costa

Responsável pelo perfil @vitorcostareal no Instagram, Vitor é jornalista e é um dos apresentadores do podcast de vídeo Inclusive, que traz conversas e entrevistas com autistas.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Livro sobre neurodiversidade e capitalismo é lançado

Livro reúne histórias sobre autismo na Amazônia

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)