28 de agosto de 2022

Tempo de Leitura: 3 minutos

A Fiera Milano Brasil promove, de 1 a 3 de setembro, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. O evento, que é focado em tecnologias no contexto da deficiência, ocorrerá no São Paulo Expo.

O principal desafio para promover a inclusão e a acessibilidade das pessoas  com deficiência no mercado de trabalho é compreender quais aspectos limitam esse grupo.  E essa limitação não está no geral nas deficiências que elas  apresentam. Questões culturais e visão de mundo são o que essencialmente funcionam como barreiras na sociedade. E, como lembra Paulo Serra  “o ambiente das empresas acaba replicando esse universo”.

Publicidade
Genioo

Pelo último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 45 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de dificuldade para ver, ouvir, se locomover ou tem algum tipo de incapacidade mental. Segundo o Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho, no Brasil há 768.723 vagas reservadas para pessoas com deficiência. Desse total, 712.829 estão trabalhando em empresas privadas, 35.551 em empresas de economia mista e 20.343 na administração pública. No entanto, pouco mais de 50%, ou cerca de 372 mil do total de vagas estão ocupadas.

O Congresso, que será realizado de 1 a 3 de setembro, faz parte da programação de conteúdo da , promovida pela Fiera Milano Brasil, entre  os dias 1 e 4 de setembro, no São Paulo Expo. Para Paulo Serra, diretor de Inovação da Blue Ocean Events, empresa responsável pela curadoria do Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho, a acessibilidade e a inclusão são temas relevantes que devem ser mais discutidos na sociedade. “É fundamental que as empresas entendam os desafios enfrentados diariamente por pessoas com deficiência, cuja inclusão deve ser uma prioridade política, educacional e corporativa no Brasil”.

Por isso mesmo, Acessibilidade e Inclusão Social das pessoas com deficiência nas empresas foram os temas âncoras escolhidos para o Congresso Reatech. Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, destaca que “será um encontro com foco corporativo e que mostrará como as empresas têm trabalhado para promover a inclusão e a acessibilidade dessas pessoas. Como as lideranças atuam na gestão e interagem com elas, fazendo com que a inclusão não seja apenas uma obrigação, uma necessidade de cobrir uma cota, mas que seja efetiva. É um evento que fala de contratação, desenvolvimento e capacitação de pessoas na prática”.

Para debater essas questões, o Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho contará com especialistas reconhecidos no Brasil e no exterior como a procuradora e coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) Adriana Reis de Araújo, Larissa Lopes, head global de Diversidade e Inclusão do grupo BRF, Carolina Gomes, diretora executiva de Gente e Gestão do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Daniele Botaro, Head de Diversidade e Inclusão LATAM na Oracle – entre muitas e muitos outros líderes no setor.

“São pessoas que têm trabalhos ligados à inclusão e à acessibilidade. Entendem que de nada vale você investir e em poucos meses a pessoa sair da empresa por não se sentir incluída”, explica Serra. “As empresas precisam ter uma atuação para reter talentos entre as pessoas com deficiência. Os debates mostrarão que na iniciativa privada existe essa preocupação, mas deve ser ampliada”.

Dentre outros painéis que serão apresentados durante o congresso estão: “O Papel das Organizações e da Sociedade na Quebra dos Paradigmas Ligados à Inclusão de Pessoas com Deficiência”, a “Capacitação de Líderes para Interagir, Envolver, Capacitar e Engajar Pessoas com Deficiência ou em Reabilitação”, e “Como as Lideranças fomentam a Promoção de uma Cultura que Favoreça a Integração e Empatia e Diversidade”.

A programação completa do evento está disponível no site https://reatechbrasil.com.br/16/congresso-reatech/

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

UFRA tem projeto de pós-graduação em autismo aprovado

Autistas da região sudeste falam sobre poluição, cultura e acesso ao diagnóstico em podcast

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)