9 de abril de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (8) o seu 207º episódio, chamado “Autismo e os Povos Indígenas”. Nele, duas ativistas indígenas falam sobre suas experiências com o autismo: Deborah Martins, que também é chefe de cozinha e diagnosticada com autismo, e a escritora e artista Márcia Kambeba, que é mãe de um adolescente autista.

No episódio, Deborah disse sentir falta de mais discussões sobre autismo e as questões indígenas. “A grande maioria das pessoas desvinculam a qualquer outra característica que não seja o autismo da pessoa. E tem nuances onde as questões do autismo e as questões de ser uma pessoa indígena colidem e é importante fazer esses recortes de raça, esse recortes de comunidade LGBTQIA+ pra dentro do autismo, porque uma coisa não pode excluir a outra”, afirmou.

Publicidade
ExpoTEA

Márcia, que mora no Pará, contou sobre o apoio que ela e seu filho tem recebido dos profissionais de saúde do setor público e dos desafios da inclusão escolar, sobretudo quanto a preconceito de colegas e professores. “E ele faz certas perguntas assim que, às vezes como mãe, me machuca muito e eu estou sempre com ele, sempre ensinando, sempre junto, buscando estudar junto com ele, reaprendendo coisas que eu vivi lá atrás na infância”, destacou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

O modo de pensar das pessoas com autismo: iniciando o processo de aprendizado

Ativista autista, Veridiana Mellilo morre aos 32 anos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)