1 de abril de 2023

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A alexitimia é uma condição caracterizada pela dificuldade em identificar e expressar emoções de forma adequada. Pessoas com alexitimia podem ter dificuldade em diferenciar emoções como tristeza e raiva, e muitas vezes não conseguem descrever o que estão sentindo. Embora não seja exclusiva em autistas, a alexitimia é mais comum em pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Estudos mostram que cerca de 50% das pessoas com TEA também têm alexitimia.

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (24) o seu 236º episódio, chamado “Como Você Está Se Sentindo?”, que abordou sobre a alexitimia no contexto do autismo a partir da experiência de Thaís Mösken, Michael Ulian e Paulo Alarcón.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Sobre a dificuldade de entender seus sentimentos e sensações, Paulo abordou que isso impacta seus relacionamentos e outros aspectos da vida. “Eu tenho algumas sensações em situações de estresse que se parecem muito com começar a ficar doente, começar a ter dor de cabeça ou uma sensação ruim no corpo, né? Ou um mal-estar que depois pode se desencadear em uma gripe ou ser só uma resposta ao estresse, né? Eu considero que estou doente quando aparece um sintoma um pouco mais grave, tipo febre”, contou.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

SP terá noite de gala do autismo

Por que o Brasil pode ter 6 milhões de autistas?

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)