2 de outubro de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Podcasts — programas de áudio na internet — existem desde 2004 no Brasil e se tornaram populares na comunidade do autismo nos últimos anos. Um deles, o Introvertendo, encerrou suas atividades no dia 22 de setembro, após mais de 250 episódios e 5 anos de atividade. Nesta lista, produzida pela equipe da Revista Autismo / Canal Autismo, trazemos indicações de outros 10 podcasts feitos por autistas além do Introvertendo.

Atípicas Podcast

Publicidade
ExpoTEA

Criado por quatro pessoas socializadas como mulheres e com diagnóstico de autismo, o Atípicas Podcast surgiu em 2022 e já possui duas temporadas. O programa já abordou temas como relacionamentos amorosos, diagnóstico tardio do autismo, hiperfoco e amizade.

Lógica Autista

Criado por três pessoas autistas em 2021, o Lógica Autista aborda o autismo na vida adulta com temas descontraídos. Entre os assuntos já abordados no programa, estão diagnóstico tardio, relacionamentos amorosos, hiperfoco, arte, atendimento em ambientes médicos e também entrevistas com figuras autistas da comunidade.

Fractais

Fundado em 2022, o Fractais tem o subtítulo Caminhos típicos por pessoas atípicas e discute o autismo, TDAH e altas habilidades. O podcast é apresentado pelo psiquiatra Alexandre Valverde, que é autista. Os episódios aborda temas como hiperfoco, família, masking, autoestima, relacionamentos e outras questões.

Mundo Autista

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça criaram o canal Mundo Autista no YouTube em 2015 e, em 2020, transferiram parte do conteúdo em vídeos para uma versão em áudio no podcast de mesmo nome. Em 2022, elas recomeçaram o projeto com o episódio “Vozes da Maturidade”, que aborda o autismo na terceira idade.


Vixe! Autistei…

Lançado em 2023, o Vixe! Autistei… é apresentado pelo psicólogo Alexandre Costa e conta com a participação de autistas do coletivo Neurodivergentes, da Casa da Esperança, de Fortaleza. Entre os temas já discutidos pela equipe do programa, estão conflitos na comunidade do autismo, capacitismo, experiências positivas e negativas das neurodivergências e sincericídio. Há uma versão em vídeo transmitida online ao vivo aos sábados.

Esquizofrenoias

Fundado em 2018, o Esquizofrenoias é um dos mais populares podcasts de saúde mental do Brasil e é apresentado pela jornalista Amanda Ramalho, que descobriu ser autista em 2022. Este ano, ela produziu a série Amanda no Espectro, que também está disponível em vídeo.

Inclusive

Lançado em 2023, o Inclusive é um projeto do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia), de Goiânia, e traz diálogos entre autistas apresentado por Bruno Frederico Müller, que é autista e doutor em História.

Explicando Neurodiversidade

Fundado por George Muniz Gund, em 2022, o podcast tem como propósito discutir questões do autismo e da neurodiversidade. Entre os temas explorados no programa, estão crises, características do autismo, correntes teóricas ligadas ao diagnóstico e ativismo.

Spectre

Fundado em 2020 e ativo até 2021, o Spectre foi um podcast produzido por autistas adultos apresentado pelo estudante de jornalismo Rafael Felipe Isenof. O programa trouxe temas como autismo em mulheres, mercado de trabalho, religião e hiperfocos.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista é inaugurado em Belém

Jovem mata irmão autista em SP e fala em ‘vontade de matar’

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)