15 de julho de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (14) o seu 250º episódio, chamado “A menina com Síndrome de Asperger”. O episódio abre a série Introvertendo: Despedida, que marca o final do programa, previsto para setembro deste ano.

Com narração, ilustração e texto da arquiteta Carol Cardoso, que também é autista, o episódio aborda sua história de vida e de descoberta com o autismo. Ela conta situações sociais vividas em festas e amizades, as avaliações que teve de sua primeira psicóloga e qual foi o impacto do diagnóstico de autismo em sua vida. A tal ‘menina portuguesa’ do título, que Carol cita, é uma blogueira autista de 14 anos que ela lia quando adolescente, antes mesmo do diagnóstico.

Publicidade
ExpoTEA

O jornalista Tiago Abreu, responsável pela edição do episódio, contou que o texto de Carol foi apresentado meses antes e, por isso, acabou sendo escolhido para abrir a série. “Quando ela me mostrou o texto, achei muito bonito. Como já estávamos nos preparando para este fim, achamos apropriado começar com um conteúdo narrativo. O objetivo é trazer todas as faces do Introvertendo, não somente as conversas mais despretensiosas, mas também os episódios de montagem mais complexa”, disse.

O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

O fim do Introvertendo

A equipe do Introvertendo anunciou que vai encerrar suas atividades em 22 de setembro de 2023. O anúncio foi seguido por um teaser publicado no dia 7 de julho. Em entrevista a Revista Autismo, Tiago disse: “Os episódios dessa última fase foram pensados com base em temas fortes e relevantes. Seria errado o Introvertendo encerrar sem falar sobre eles, alguns inclusive sugeridos por pessoas que apoiam a gente”.

Por meio do Instagram, Willian Chimura falou que os integrantes possuem outros planos fora do podcast. “Não é, necessariamente, uma notícia triste. Todos os integrantes já tem outros projetos encaminhados. Obrigado a todos que acompanharam e gostam do podcast. Sou imensamente grato por ter feito parte deste projeto
que Tiago e outros colegas investiram com tanta dedicação. Novos projetos virão!”, acrescentou.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

PL pretende dedução do IR para gastos com medicamentos relacionados ao autismo

Desenvolvendo habilidades e inclusão: o papel da robótica no ensino de programação para autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)