26 de maio de 2023

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na última semana de março deste ano, a renomada professora Valdirene Armenara, mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ministrou uma palestra inspiradora sobre estratégias de ensino para jovens e adultos autistas no contexto do ensino superior. Sua fala ocorreu no âmbito do II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior: O Direito à Diferença, promovido pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas em parceria com a Faculdade de Direito da USP.

A palestra da professora Me. Valdirene Armenara, reconhecida por seu amplo conhecimento e experiência na área da inclusão de estudantes autistas, foi um dos destaques do simpósio. Com um público atento composto por educadores, pesquisadores e profissionais da saúde, a palestrante compartilhou valiosos insights e abordagens pedagógicas para promover a inclusão de estudantes autistas no ensino superior.

Publicidade
Genioo

Durante a palestra, a professora Valdirene Armenara enfatizou que cada aluno autista é único e possui características próprias, destacando a necessidade de abordagens flexíveis e personalizadas. “A inclusão de estudantes autistas no ensino superior requer estratégias de inclusão diferenciadas das tipicamente utilizadas para crianças e adolescentes. Devemos promover estratégias de ensino que permitam a plena participação e autonomia dessas pessoas”, destacou a professora.

Ao longo da apresentação, Armenara compartilhou algumas das estratégias de ensino que têm sido eficazes em sua prática docente. Dentre as abordagens mencionadas, destacam-se o uso de recursos visuais, a organização estruturada das atividades e o estímulo à comunicação. Essas estratégias visam proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo, permitindo que os jovens e adultos autistas se desenvolvam plenamente no ensino superior. A palestrante enfatizou, ainda, a importância de professores e educadores estarem abertos à diferença e comprometidos em aprender novas abordagens pedagógicas que contemplem as necessidades específicas dos estudantes autistas.

A fala da professora despertou grande interesse e estimulou um debate significativo entre os participantes do simpósio. A inclusão de estudantes autistas no ensino superior é uma temática em crescimento, e a contribuição de especialistas nesse campo é fundamental para avançar na criação de ambientes acadêmicos cada vez mais inclusivos.

Com o encerramento de sua fala, a professora Valdirene Armenara, lançou o livro intitulado “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior”. Livro escrito em coautoria com Denise Stringhini e Maria Elizete Kunkel. A obra oferece orientações específicas e práticas para professores que desejam promover a inclusão de estudantes com TEA no contexto universitário.

A Lei nº 13.409, promulgada em 2016, garantiu às pessoas com deficiência o direito de acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, incluindo estudantes com TEA. Muitas dessas instituições criaram Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAIs) para desenvolver políticas e procedimentos que promovam a inclusão plena dos estudantes. No entanto, apenas 12% das universidades públicas implementaram ações específicas de orientação aos professores sobre o estudante com TEA.

O livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior” surge como uma ferramenta fundamental para auxiliar os professores no processo de inclusão dos estudantes com TEA. Pela primeira vez, um manual oferece orientações claras e acessíveis sobre o transtorno, convidando os docentes a refletir sobre as potencialidades dos estudantes com TEA ao longo de sua jornada acadêmica.

O Manual aborda conceitos relacionados ao TEA de forma didática e compreensível, permitindo que os professores adquiram conhecimentos essenciais sobre o transtorno. A obra oferece diretrizes práticas para que os docentes atuem naturalmente, proporcionando condições de igualdade e equidade social aos estudantes com TEA. O objetivo é promover uma inclusão efetiva e plena, reconhecendo e valorizando as habilidades e talentos desses estudantes até a conclusão de seus cursos superiores.

O lançamento do livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior” representa um marco importante no campo da inclusão no ensino superior. Com orientações específicas e embasadas, o livro se torna uma ferramenta valiosa para professores que desejam contribuir ativamente para a inclusão de estudantes com TEA, promovendo um ambiente acadêmico acessível, inclusivo e enriquecedor.

Guilherme de Almeida é autista, pesquisador na área de Educação Inclusiva na Unicamp e presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Ania).

 

CONTEÚDO EXTRA

  • Link para comprar o livro: https://www.amazon.com.br/Transtorno-Espectro-Autista-TEA-professor-ebook/dp/B0BSNY569Q/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&crid=26XKM3MUKTOQE&keywords=valdirene+armenara&qid=1684893221&sprefix=valdirene+arme%2Caps%2C991&sr=8-1

 

COMPARTILHAR:

Doutorando e mestre em educação pela Unicamp na área de educação inclusiva, autista diagnosticado na vida adulta, presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas.

Associação de Campinas (SP) lança livro para reduzir fila de espera nos atendimentos

Saiba como garantir qualidade de medicamentos à base de canabidiol

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)