27 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Autismo ou borderline é o tema do mais recente episódio do Mundo Autista. Aliás, este capítulo teve lançamento na última quarta-feira (14). Com isso, a influenciadora digital e pesquisadora Sophia Mendonça aborda as nuances que diferenciam ou aproximam ambas as condições.

Autismo ou borderline, uma linha tênue entre diagnósticos

Acontece que os comportamentos de pessoas com laudo de Transtorno de Personalidade Boderline (TPB) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) costumam ser muito semelhantes. Por exemplo, em ambos os casos pode haver relacionamentos complicados com outras pessoas, além da falta de noção de intimidade nas interações sociais.

Publicidade
ExpoTEA

Porém, essas atitudes acontecem por motivos diferentes em ambas as condições. Por isso, é importante uma avaliação cuidadosa se a pessoa é autista, borderline ou apresenta diagnósticos coexistentes. Afinal, é necessário conhecer a causa para direcionar intervenções mais específicas que favoreçam a qualidade de vida da pessoa, bem como o convício em sociedade dela.

Temporada do Mundo Autista aborda temas polêmicos

No Mundo Autista, Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva discorrem sobre o que acontece com pessoas autistas nas diversas situações. Elas são mãe e filha, ambas autistas. Inclusive, Sophia já teve suspeita de borderliene.

Então, elas refletem sobre as experiências das pessoas neurodivergentes e os impactos disso ao longo da vida. O Mundo Autista, por sinal, é o canal mais antigo protagonizado por autistas no YouTube brasileiro. Aliás, a temporada de 2022 também aborda temas como redesignação sexual, hiperfoco em pessoas empreendedorismo.

COMPARTILHAR:

Jornalista, escritora, apresentadora, pesquisadora, 24 anos, diagnosticada autista aos 11, autora de oito livros, mantém o site O Mundo Autista no portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista.

Berenice Piana fala sobre legislação, comunidade do autismo e sonhos no podcast ‘Espectros’

Lei Berenice Piana faz seu 10º aniversário, nascida de uma sugestão da sociedade

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)