25 de dezembro de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, com especializações em psicopedagogia, educação especial, autismo, análise do comportamento aplicada e também em Neurociência pela Universidade Federal de Pernambuco, Victor Eustáquio passou a atuar no campo do autismo a partir de uma experiência em São Paulo na Associação de Amigos do Autista e, depois, migrou para o estado de Pernambuco, onde fundou a clínica Somar Special Care. Em entrevista ao podcast Espectros lançada nesta quinta (25), Victor abordou sua trajetória e percepção sobre temas relacionados ao autismo.

Nascido na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Victor teve uma infância atravessada por contextos sociais difíceis. Ainda pequeno, mudou-se com a mãe e a irmã para São Paulo, em busca de melhores condições de vida. Na vida adulta, passou por diversas experiências de trabalho informal, como garçom, lavador de carros, panfleteiro e vendedor.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

“Victor é uma pessoa, primeiro de tudo, de muita sorte. Eu sou um cara extremamente esforçado, mas muito esforçado de verdade. Como eu tenho muito mais dificuldade com a grande maioria das pessoas por conta do meu diagnóstico e TDAH, eu tenho que me esforçar muito. Eu sou tão desorganizado que eu sou organizado por conta da minha desorganização. Mas enquanto base, em contexto, eu sou um cara muito abençoado e muito sortudo”, afirmou.

O ingresso no campo do autismo aconteceu quase por acaso, quando começou a trabalhar como assistente de sala na Associação de Amigos do Autista (AMA) de São Paulo. No início, a experiência foi extremamente difícil. A virada de chave aconteceu quando, quase por acaso, Victor decidiu ler um livro de Ana Maria Mello, uma das fundadoras da AMA. A leitura permitiu que ele compreendesse os comportamentos que antes o assustavam, associando teoria e prática. A partir desse momento, o medo deu lugar ao interesse, e o interesse se transformou em paixão pelo autismo. Na entrevista, Victor também fala sobre sua mudança para Recife e a criação da Somar Special Care, fundada em 2006.

O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Simone Campos discute autismo, autoficção e a vivência religiosa em “Mulher de Pouca Fé”

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine aqui a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)