Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas discutem fenômeno do autodiagnóstico

24 de abril de 2021Imagem: Vinícios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (24) o seu 169º episódio, chamado “Autodiagnóstico de Autismo”. O episódio foi conduzido pelo jornalista Tiago Abreu e pelo pesquisador e youtuber Willian Chimura, ambos autistas.

Segundo Abreu, o fenômeno do autodiagnóstico do autismo é comum entre autistas na internet. “Identificar o próprio autismo é o primeiro passo para muitos. Por outro lado, também há aquelas pessoas que não testam a hipótese de ser autista ou não, e há várias razões. É um tema extremamente delicado”, argumentou.

Academia do Autismo

Os podcasters inicialmente mencionaram um estudo que investigou barreiras para o diagnóstico de autismo na vida adulta. Em seguida, Chimura e Abreu refletiram sobre as questões econômicas, sociais, profissionais e os vieses individuais em torno do fenômeno do autodiagnóstico.

Willian Chimura fez observações sobre o impacto do autodiagnóstico no ativismo do autismo. “Há várias discussões muito sérias que precisamos discutir na esfera pública, e nesse sentido eu entendo que em um estado de autodiagnóstico realmente há de se ter cautela, mesmo porque o desfecho desse processo pode revelar que, na verdade, não se trataria de um caso de autismo”, afirmou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade — Canal Autismo / Revista Autismo

Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade

/
Por ONDA-Autismo
A superexcitabilidade, que também pode ser chamada de hiperexcitabilidade,…