Por

Redação do Canal Autismo

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina.

Facebook de Redação do Canal AutismoLinkedin de Redação do Canal AutismoInstagram de Redação do Canal AutismoCanal no Youtube de Redação do Canal Autismo

Autistas comentam sobre hiperfoco em podcast

2 de maio de 2021Imagem: Vinícios Lima/Reprodução

Tempo de Leitura: < 1 minutoO podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (30) o seu 170º episódio, chamado “Hiperfoco”. O episódio contou com a participação de quatro pessoas diagnosticadas com autismo: o estudante Luca Nolasco, o analista de sistemas Paulo Alarcón, o jornalista Tiago Abreu e o programador e youtuber Willian Chimura.

O hiperfoco é uma característica socialmente discutida no autismo sobre a tendência de autistas terem um interesse fixo e rígido em objetos ou assuntos. Segundo os integrantes do Introvertendo, é uma característica que pode beneficiar autistas no mercado de trabalho, mas também pode trazer prejuízos dependendo do contexto. Apesar de ter sido cunhado como algo negativo, autistas tem ressignificado a característica para uma perspectiva positiva.

Academia do Autismo

Willian Chimura afirmou que, em alguns contextos, autistas podem ser desumanizados e a ênfase apenas nos prejuízos é um desses exemplos. “A gente sabe no dia a dia que essa característica também está muito associada a coisas boas, até mesmo valorizadas, comumente, na sociedade. Até mesmo em um ambiente corriqueiro de uma empresa que exige que o seu funcionário, por exemplo, se mantenha focado em determinado projeto, com um nível de comprometimento acima da média”, destacou.

O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.

Compartilhe

Comentários

Maior parque aquático do país inaugura atividades com acessibilidade para autistas — Canal Autismo / Revista Autismo
Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade — Canal Autismo / Revista Autismo

Autismo feminino e superdotação: sobre-excitabilidade

/
Por ONDA-Autismo
A superexcitabilidade, que também pode ser chamada de hiperexcitabilidade,…