Por

Tiago Abreu

Jornalista e fundador do podcast Introvertendo.

Facebook de Tiago AbreuTwitter de Tiago AbreuInstagram de Tiago AbreuCanal no Youtube de Tiago Abreu

Médica diz que autismo está ‘na moda’ em live e recebe críticas

3 de maio de 2021Imagem: Reprodução

Tempo de Leitura: 2 minutosA Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, promoveu uma live comemorativa de seus 31 anos de existência na última segunda-feira (26). Para a transmissão no Instagram, foi convidada a médica Maria Eulina Quilião. No entanto, a conversa acabou se tornando uma polêmica por um trecho em que Quilião afirmava que o autismo está “na moda”.

“Surgiu uma entrevista: ‘olha, eu sou jornalista, eu tenho dois filhos, casada e sou autista’. Não é real, ela não é autista, isso é impossível, tá? Tá na moda, né? Autistas não são funcionais. Se são funcionais, não são autistas”, disse a médica.

Academia do Autismo

O trecho específico foi compartilhado por vários perfis e recebeu críticas de autistas, familiares e profissionais. O designer Fábio Sousa, autista e pai de autista, disse que “Quem está certo nessa história: uma profissional que divulga mentiras ou centenas ou milhares de profissionais que dedicam anos de estudo e suas carreiras a entender, diagnosticar e cuidar de nós autistas?”, questionou.

A escritora Michelle Malab, também autista e mãe, fez críticas ao posicionamento da organização. “É triste ver a entrevistadora também validar a fala da tal profissional com risinhos e sinal de concordância com a cabeça. Estão todos errados”, lamentou.

O pesquisador Lucelmo Lacerda comentou o ocorrido, afirmando que o argumento de Maria Eulina estaria embasado numa noção de autismo anterior ao DSM-V, de 2013. “Uma coisa que eu tomo muito cuidado é de me posicionar em relação às outras pessoas. É muito difícil você dizer quem é e quem não é uma pessoa com autismo porque uma coisa é o que você está vendo aqui. Outra coisa muito diferente é o dia a dia”, refletiu.

Em resposta às críticas, a AMA de Campo Grande publicou uma nota de esclarecimento. “Convidamos para esse momento de celebração a Dra. Maria Eulina e, devido repercussão da live, pedimos desculpas por qualquer desconforto causado”, constou um trecho do texto.

Compartilhe

Comentários

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / Introvertendo

Dislexia e suas relações com o autismo é tema de podcast

/
Por Redação do Canal Autismo
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com…
Neurodiversidade na IBM Brasil — Canal Autismo / Revista Autismo

Neurodiversidade na IBM Brasil

/
Por Selma Sueli Silva
No dia 12 de abril deste ano, a IBM Brasil realizou o evento…
Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo — Canal Autismo / Revista AutismoReprodução / G1

Rio Branco, no Acre, terá semana de conscientização sobre o autismo

/
Por Redação do Canal Autismo
Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, no Acre, sancionou a lei…